Conheça superalimento que funciona como aliado de pessoas 50+

O amendoim é considerado um superalimento devido à quantidade de nutrientes que acrescenta às dietas. Da mesma família do feijão e das lentilhas, ele aumenta o aporte de proteínas se incorporado ao cardápio diário.

Em entrevista ao Sport Life, a nutricionista Jéssica de Freitas ressaltou a importância das proteínas na deita de pessoas com mais de 50 anos.

“Adultos com mais de 50 anos devem consumir pelo menos 1,6 g a 2,0 g de proteína por kg de peso corporal por dia, ou seja, é importante caprichar no consumo de proteínas para aumentar ou conservar a massa muscular”, afirmou.

Em 100 gramas de amendoim, há 22 gramas de proteínas.

A leguminosa também é fonte de gorduras boas e rica em vitaminas E e do complexo B, além de conter minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio.

Como incluir o amendoim na dieta

Devido à sua versatilidade, o amendoim serve como ingrediente para diversas preparações do dia a dia.

“Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, orientou a nutricionista Patrícia Leite, em entrevista ao site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Quem não pode consumir amendoim

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, se você costuma sofrer com herpes deve evitar o consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina. A arginina é um aminoácido que funciona como gatilho para episódios de herpes.

O amendoim também é um alimento com alto potencial alergênico, ou seja, muitas pessoas acabam desenvolvendo alergia a essa leguminosa. Alérgicos também não podem consumi-lo, pois há risco de choque anafilático.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Por que o aumento da resistência antimicrobiana é tão preocupante

A RAM (resistência aos antimicrobianos) — fenômeno em que bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos medicamentos disponíveis — continua avançando. Esse...

Argentina planeja acelerar exportação com privatização de rede ferroviária

Um dos principais fornecedores globais de alimentos, a Argentina planeja impulsionar as exportações de grãos e minerais com a privatização e modernização da rede...

Quem foi Vitor Dumont, ator que morreu no palco após mal súbito

Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, morreu na noite de sábado (6) após sofrer um mal súbito durante a estreia do espetáculo...