De Brasília, irmãos Sampaio apitam “final” entre Palmeiras e Botafogo

Os irmãos Wilton e Sávio Sampaio terão uma grande missão nesta terça-feira (26/11). Os dois estão entre os árbitros escalados para o duelo decisivo entre Palmeiras x Botafogo, às 21h30, um jogo que é praticamente uma final do Brasileirão, e que será fundamental para definir o título do campeonato, já que depois as duas equipes terão apenas dois jogos em disputa.

Wilton será o árbitro principal do jogo, e Sávio o quarto árbitro da partida. Os dois tem em comum, além do parentesco familiar, a formação na arbitragem, pois ambos foram formados pela Federação de Futebol do Distrito Federal (EFAB).

A diferença está nos anos de formação. Wilton Sampaio é da turma de 2000, enquanto Sávio Sampaio foi formado na turma de 2010, essa última que revelou vários destaques do atual cenário nacional da arbitragem, como o árbitro Rafael Diniz e os assistentes Lucas Modesto, Daniel Henrique e Lehi Sousa, todos que hoje também fazem parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Wilton fez parte do quadro de arbitragem do Distrito Federal até 2012, quando foi para Goiânia e entrou para a Federação Goiana de Futebol (FGF), com o sonho de virar árbitro FIFA, o que foi conquistado já em 2013. Apitou três finais de Copa do Brasil além de duas Copa do Mundo, na Rússia em 2018 e no Qatar em 2022.

Já Sávio entrou no final de 2021 para a FIFA, mas no começo desse ano perdeu o escudo da entidade.

Final trabalhando juntos

Os dois já trabalharam juntos em um outro jogo importante, a final da Copa Verde, em 2019, disputada por Paysandu e Cuiabá. Na ocasião, Sávio foi o árbitro principal, enquanto Wilton foi o comandante do VAR.

O duelo decisivo

Palmeiras e Botafogo entram em campo para um duelo que foi adiantado, devido à final da Libertadores, onde o Botafogo está na final, e enfrentará o Atlético-MG.

Os dois times estão empatados na liderança do Brasileirão, porém, o Botafogo caiu para a segunda colocação, por ter uma vitória a menos, e precisa vencer esse jogo para depender apenas de si na reta final.



Fonte: Metrópoles

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...