Defensoria pública ouve 469 presos em 4 dias sobre direitos processuais em cidade do Acre

Entre os dias 4 e 7 de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio da Coordenação Criminal e da Execução Penal, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen/AC), realizou atendimento jurídico na Unidade Penitenciária Antônio Sérgio Silveira, localizada em Senador Guiomard.

Ao todo 469 pessoas em situação de cárcere foram ouvidas ao longo de quatro dias, com foco na análise dos processos, avaliação de benefícios e encaminhamentos jurídicos necessários. A ação foi coordenada pelo defensor público que atua na Execução Penal, coordenador Criminal Gustavo Medeiros e contou com a equipe da Execução Penal e assessores jurídicos do Programa Dignidade no Cárcere (Prodic).

O coordenador Criminal, Gustavo Medeiros (à esquerda) destacou que essas ações integram uma iniciativa contínua da DPE/AC  para garantir que os internos tenham acesso aos seus direitos processuais.

No atendimento, os relatórios de situação processual de detentos no regime fechado e provisório foram analisados para avaliar a possibilidade de concessão de benefícios como progressão de regime, remição de pena, prisão domiciliar, entre outros.

O coordenador Criminal, Gustavo Medeiros, destacou que essas ações integram uma iniciativa contínua da DPE/AC, que realiza atendimentos regulares para garantir que os internos tenham acesso aos seus direitos processuais. “O principal objetivo dessas ações é garantir o andamento dos processos e a efetivação dos direitos das pessoas em situação de cárcere. Ouvimos cada um deles e esclarecemos dúvidas referentes aos seus processos”, disse o defensor público.

Durante a visita à unidade penitenciária, foi realizada uma inspeção nos pavilhões para avaliar as condições das celas, verificar a disponibilidade de colchões, necessidade de assistência médica e outras questões estruturais.

O defensor público Gustavo Medeiros também se reuniu com o diretor do presídio, Maycon Mendonça, além da equipe administrativa e dos policiais penais, destacando a boa gestão da unidade com condições adequadas, sem superlotação e com oportunidades efetivas de trabalho e estudo para os reeducandos.

A equipe de atendimento da DPE/AC foi composta pelos assistentes jurídicos Matheus Silveiro, Louise Guimarães, Anny Castro, Ana Bárbara Patrícia Oliveira e Josiane Cavalcante.

Pedófilo de 74 anos é preso por abusar de netas e outras crianças há anos em cidade do Acre

Na última quinta-feira, 7, a Polícia Civil do Acre efetuou a prisão de um idoso de 74 anos acusado de abusar sexualmente de suas...

Ajax e Maccabi Tel Aviv se pronunciam após confusão na Holanda

Torcedores do Maccabi Tel Aviv, de Israel, se envolveram em confusão em Amsterdã, Holanda, com torcida do Ajax, na última quinta-feira (7/11). Os clubes...

Jogador marroquino debocha de ataques a torcedores israelenses

O jogador marroquino Hakim Ziyech, utilizou as redes sociais para debochar dos ataques sofridos por torcedores do Maccabi Tel Aviv, de Israel, após a...