Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro vai coincidir com a data da black friday. As empresas têm até o dia 30 de novembro para fazer o pagamento da primeira parcela do abono natalino. Mas como o dia é um sábado, a maioria das empresas deve adiantar o depósito para a última sexta-feira (29/11) do mês, quando tradicionalmente é realizada a black friday.

A black friday é uma mobilização do comércio importada dos Estados Unidos. Há anos no Brasil, se tornou tradição aqui também. O comércio divulga promoções anunciando descontos para atrair os consumidores. Como ela é realizada na última sexta-feira de novembro, geralmente acontece antes do pagamento do décimo terceiro, o que será diferente neste ano.

Neste ano, o pagamento do 13º salário pode injetar R$ 321,4 biilhões na economia, conforme as estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Qual o valor

A primeira parcela é igual à metade do salário atual do trabalhador, sem descontos. Mesmo se houver qualquer aumento salarial ao longo do ano, só o último valor será usado no cálculo.

Enquanto a primeira parcela tem prazo, por lei, até o dia 30 de novembro, a data-limite para a segunda parcela é 20 de dezembro, também uma sexta-feira neste ano. Na segunda parcela, são feitos os descontos de Imposto de Renda e da contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os tributos incidem sobre a soma das duas parcelas.

Podem receber o décimo terceiro as pessoas que trabalharam por, no mínimo, 15 dias no ano corrente, com carteira assinada. Também é necessário não ter sido dispensado por justa causa nesse intervalo.

Em caso de não pagamento ou atraso, a empresa pode ser multada e autuada pela Secretaria do Trabalho. Aposentados e pensionistas do INSS receberam as duas parcelas.

Para os trabalhadores que ingressaram na empresa após janeiro, é preciso fazer um cálculo para saber quanto se deve receber. É preciso dividir o salário base por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados, desde que se tenha trabalhado ao menos 15 dias em cada um deles.



Fonte: Metrópoles

Deolane faz promessa a família de mulher arrastada por carro de ex

Deolane Bezerra usou as redes sociais nesta quinta-feira (4/12) para se manifestar sobre o caso de Tainara Souza Santos, de 30 anos, que foi...

PSD-RJ defende manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

O diretório do Rio de Janeiro do PSD (Partido Social Democrático) emitiu, nesta quinta-feira (4), nota em apoio à prisão preventiva de Rodrigo Barcellar...

Drones são avistados perto da rota de voo de Zelensky, diz mídia local

Um navio da Marinha irlandesa avistou até cinco drones operando perto da rota de voo da aeronave do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que chegava...