Nesta terça-feira (5/11), o povo dos Estados Unidos vai votar para decidir se Kamala Harris ou Donald Trump será o próximo presidente. Mas se engana quem pensa que é só contar os votos e anunciar o vencedor. O sistema eleitoral dos EUA é bem diferente e cheio de reviravoltas. O portal LeoDias explica tudo para você.
Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito diretamente pelo voto popular. Tudo gira em torno do Colégio Eleitoral, com 538 delegados que realmente escolhem o presidente. Para vencer, o candidato precisa conquistar ao menos 270 desses votos, ou seja, 50% + 1.
Veja as fotos
Como funciona? Cada estado tem um número específico de delegados, e quem ganha mais votos em um estado leva todos os delegados de lá, mesmo que a vitória seja apertada.
Outro fator curioso é que o voto é opcional e a eleição acontece sempre na primeira terça-feira de novembro. Não é feriado, o que complica para muitos eleitores, por isso há opções de voto antecipado e até pelo correio. Assim, a eleição nos EUA não é só uma questão de números, mas também de estratégia e geografia, o que implica nas campanhas serem mais fortes em estados com mais delegados e estados que a cada eleição tem um perfil: democrata ou republicano.
Fonte: Portal LEODIAS