Entenda por que cidades de MG podem entrar no Fundo do Centro-Oeste

Cidades de Minas Gerais, estado do Sudeste brasileiro, podem entrar na área de abrangência do Fundo Constitucional do Centro-Oeste.

A medida, prevista no projeto de lei do deputado Zé Vitor (PL-MG), foi aprovada na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara na última quarta-feira (27).

Ela envolveria municípios do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba e do noroeste de Minas Gerais.

 

Para Zé Vitor, não é possível admitir que “municípios com mesmas características econômicas e sociais sofram discriminação do governo em decorrência de circunstâncias alheias ao seu controle”.

Dentre as cidades que podem ser beneficiados, estão:

  • Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba: Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Patos de Minas, Frutal, Uberaba e Araxá
  • Noroeste: Unaí e Paracatu

Geograficamente, os municípios fazem divisa com Goiás e o Distrito Federal.

O que significa estar no Fundo?

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste foi criado em 1989, junto com os do Norte e do Nordeste. Eles servem para contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões por meio de instituições financeiras federais que funcionem regionalmente.

Isso acontece a partir da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, junto com os respectivos planos regionais de desenvolvimento.

O fundo do Centro-Oeste oferece empréstimos subsidiados a pessoas físicas, empresas e cooperativas em atividade no Distrito Federal, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em Goiás. O limite por operação é de R$ 20 milhões.

De acordo com a relatora na comissão, deputada Rosângela Reis (PL-MG), “a história mostra como as deficiências crônicas de diversas regiões são em geral supridas por recursos federais”.

Mais uma comissão

A proposta, que tramita com caráter conclusivo — dispensando votação em plenário –, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão contrária nas comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no plenário. Para virar lei, também precisará ser aprovado no Senado.

*Com informações da Agência Câmara

Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda por que cidades de MG podem entrar no Fundo do Centro-Oeste no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vale Tudo perde para Dona de Mim e Tieta dá baile de audiência

Apesar de ser a grande aposta do ano da TV Globo, o remake da novela “Vale Tudo” continua deixando a desejar, no quesito audiência. Receba...

Força de Mulher: Bahar se revolta e arma barraco

Nesta segunda-feira, 12 de maio, na novela “Força de Mulher”, da Record, Ceyda explica para Bahar a origem do sutiã que Sirin encontrou no...

Freira brasileira afastada após denúncias secretas desafia Vaticano por justiça

Pouco antes da escolha do novo papa Leão 14, uma freira brasileira viu sua vida virar do avesso em um convento italiano. Aline Ghammachi,...