Especialista explica o que é e tratamento do Lúpus, que dançarina de Cláudia Leitte tinha

A bailarina da Claudia Leitte que faleceu essa semana, Isabella Oliveira, de 21 anos, tratava do Lúpus e insuficiência cardíaca. Artistas como Selena Gomez, Lady Gaga e Astrid Fontenelle já falaram sobre a doença crônica que afeta principalmente mulheres. O portal LeoDias te explica como a Lúpus é adquirida e como é realizado o tratamento.

Lúpus é uma doença autoimune sistêmica, ou seja, a doença é causada por uma desregulação no sistema imunológico que ataca as próprias células do organismo. O diagnóstico não tem uma origem exata. De acordo com a médica Reumatologista Dra. Giovana Gabriela Koptian, do Hospital Albert Sabin de SP, a condição é multifatorial.

Veja as fotos

isabella e claudia leitte widelg
Isabella Oliveira e Claudia Leitte
claudia leitte e isabella oliveira 696x464 1
Claudia Leitte e Isabella Oliveira
gabriel ganain isabella oliveira
Isabella Oliveira e o namorado Gabriel Ganain

“Sabemos que a origem é Multifatorial, misturando alterações genéticas, epigenéticas, hormonais, ambientais e imunológicas. Também sabemos que a doença é mais comum em mulheres, pois o estrogênio tem participação no desenvolvimento da doença”, explica a Dra.

Os sintomas podem variar, mas são comuns manchas vermelhas na pele, dores articulares, fadiga, queda de cabelo, aftas na boca, sensibilidade ao sol e até febre. A condição basicamente pode acometer qualquer órgão.

Para o tratamento são usados medicamentos que controlam o sistema imunológico do paciente. Os pacientes que realizam esse tratamento não devem se expor ao sol, pois os raios UVA e UVB são prejudiciais às pessoas diagnosticadas com lúpus.

A médica do Hospital Albert Sabin acredita que a doença foi um fator que influenciou na morte da jovem. “Estamos falando de uma doença extremamente heterogênea. Ela pode acometer órgãos vitais como coração, rins e pulmões, essenciais para o funcionamento do nosso corpo”, afirmou.

A doença infelizmente ainda não tem cura, apenas o controle com medicamentos, mas estudos estão sendo feitos e testados para novas terapias.



Fonte: Portal LEODIAS

Após contatinho vir à tona, Diego Hypólito revela se vai ficar com Gil do Vigor

Por essa ninguém esperava! Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, já teve uma conversa mais reservada com outro ex-participante do “BBB25”. Quer saber...

Guilherme se torna o primeiro finalista do BBB25. Web aponta erro em prova

Na manhã desta sexta-feira (18/4), após uma exaustiva disputa que durou quase 12 horas ininterruptas, Guilherme foi o último a deixar a “Prova do...

Susana Vieira fala sobre luta contra doenças incuráveis e o medo da morte

Ícone da teledramaturgia, Susana Vieira, aos 82 anos, enfrenta a leucemia linfocítica crônica e a anemia hemolítica autoimune, condições incuráveis. A veterana abriu o...