Especialista explica processo de recuperação de Militão, após segunda cirurgia no joelho

O zagueiro do Real Madrid e da seleção brasileira, Eder Militão, realizou cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito e a correção das lesões sofridas nos meniscos, sendo esse o segundo processo cirúrgico do jogador ao longo de sua carreira.

 

infusao

Militão sofreu a lesão no primeiro tempo da goleada por 4 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna, no dia 9 de novembro, e deve ficar fora dos gramados por cerca de sete a nove meses. 

 

Esta é a segunda vez que Militão passa por um processo cirúrgico no joelho. Em agosto de 2023, o atleta havia sofrido a mesma lesão, mas no joelho esquerdo, o que o deixou de fora dos gramados por sete meses. 

 

Veja as fotos

Eder Militão em atuação pelo Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão em atuação pelo Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão em atuação pelo Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão em atuação pelo Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão, zagueiro do Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão, zagueiro do Real Madrid (Reprodução)
Eder Militão e Florentino Perez, presidente do Real Madrid em anúncio da renovação do zagueiro (Divulgação/Real Madrid)
Eder Militão e Florentino Perez, presidente do Real Madrid em anúncio da renovação do zagueiro (Divulgação/Real Madrid)

 

Recuperação

 

A recuperação de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho é um processo que demanda paciência e atenção, como explica o médico Isaías Chaves, ortopedista e especialista em joelho e quadril.

 

“A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo é uma lesão comum, e que ocorre quando o ligamento, que é um dos responsáveis por estabilizar a articulação do joelho, é rompido. Isso pode acontecer em movimentos bruscos de torção ou desaceleração, comuns no futebol”, explica o ortopedista.

 

Com a cirurgia realizada, Militão entra no processo de recuperação e deve passar por atividades de fisioterapia para voltar o mais rápido aos gramados:

 

“A recuperação de uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho, é um processo que exige paciência e cuidado. Geralmente, a primeira etapa envolve uma  cirurgia reconstrutiva para reparar o ligamento. Após a cirurgia, o paciente passa por um longo período de reabilitação, que pode durar de seis a nove meses, dependendo da gravidade da lesão. Esse processo inclui fisioterapia intensiva para recuperar a força muscular, a amplitude de movimento e a estabilidade da articulação, permitindo o retorno gradual às atividades físicas”, completa o especialista.

 

Ligamentos do joelho, o terror dos jogadores

 

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura interna do joelho e o rompimento deste ligamento é uma lesão habitual no esporte de alto rendimento, principalmente no futebol. Recentemente, grandes nomes sofreram com essa lesão, como Carvajal (também do Real Madrid), Rodri – vencedor da Bola de Ouro -, e os brasileiros Pedro e Neymar.

 

Quem carrega o fantasma das lesões no ligamento do joelho é um dos maiores craques da história da seleção brasileira: Ronaldo Fenômeno. O atacante sofreu a primeira grave lesão no joelho em 2000, quando torceu o joelho e rompeu o tendão patelar. Foram cinco meses de recuperação após a cirurgia. Na época, o brasileiro era jogador da Inter de Milão, da Itália.

 

Logo em sua volta, no ano de 2001, ele rompeu o ligamento do joelho direito após sete minutos em campo. Caído no gramado, o Fenômeno chorou copiosamente e recebeu o apoio dos companheiros, adversários e torcida. Foram mais quinze meses de recuperação até a volta aos gramados – ele marcou em sua volta, ganhando a Copa do Mundo de 2002 e sendo escolhido o melhor jogador do ano.

 

No Milan, já em 2007, o Fenômeno descobriu que sofria de hispotireodismo, emagreceu cinco quilos e meio e voltou à boa forma física. Mesmo assim, no dia 13 de fevereiro de 2008, em uma partida contra o Livorno (ITA), o atacante se lesionou após uma disputa de bola pelo alto; Ronaldo havia rompido o ligamento de seu joelho esquerdo.

 

Foram mais alguns meses de recuperação até voltar aos gramados. Dispensado do Milan, Ronaldo treinou no Flamengo e se tratou com médicos do rubro-negro. Ao acertar com o Corinthians, o Fenômeno treinou dois meses antes de estrear no Timão.

 

Outros grandes jogadores já romperam o ligamento cruzado anterior. Muitos conseguiram voltar a atuar em alto nível, como o próprio Fenômeno, mas outros têm sofrido para voltar a sua melhor forma física, como o ídolo do Palmeiras, Dudu, além do próprio Neymar.



Fonte: Portal LEODIAS

Aline Barros lança “Luz da Esperança”, parceria com Gabriel Guedes

Aline Barros segue preparando o terreno para o lançamento do seu álbum “Tudo Sobre Ele”, que chega em dezembro. A artista lança “Luz da...

Lady Gaga e Shawn Mendes quase estrelaram ‘Wicked’

A adaptação cinematográfica de “Wicked” que já chegou aos cinemas, com Cynthia Erivo e Ariana Grande nos papéis principais, poderia ter sido bem diferente....

MC Cabelinho é flagrado com loira misteriosa em restaurante

Victor Hugo, mais conhecido como MC Cabelinho, na tarde desta sexta-feira (22/11) foi flagrado por paparazzis deixando um restaurante na Zona Sul do Rio...