Estudo: caminhar pode aumentar sua expectativa de vida em até 10 anos

Pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, calcularam o impacto positivo que o hábito de caminhar pode causar na expectativa de vida de um indivíduo.

O resultado mostrou que é possível aumentar o tempo de vida em 10 anos se você caminhar 160 minutos por dia. A pesquisa foi publicada no British Journal of Sports Medicine em 14 de novembro.

Os médicos australianos chegaram à estimativa identificando o tempo médio de atividades físicas dos 25% mais ativos da população na faixa etária acima de 40 anos. O índice do grupo é de, no mínimo, 160 min diários de caminhada a 4,8 km/hora. O indicador inclui tanto a rotina de exercícios físicos como de atividades domésticas.

Os cientistas usaram o índice para estimar quais seriam os ganhos obtidos com a adoção de hábitos semelhantes pela população sedentária. O resultado mostrou que os adultos ganhariam, em média, 5,5 anos a mais se fossem tão ativos quanto os 25% da população mais atléticos.

Caminhar pode resultar em até uma década a mais

Os ganhos são maiores para a população menos ativa. Para quem é totalmente sedentário, começar a praticar 160 minutos de atividades físicas aumentaris a expectativa de vida em 10,9 anos. Entre os 25% que se movimentam menos (com taxas inferiores a 50 minutos por dia), cada hora de caminhada adicionaria 6,3 horas à expectativa de vida.

Nas categorias mais altas, porém, o ganho de tempo extra é menor. No grupo dos que caminham 110 minutos diariamente, cada hora extra de caminhada adicionaria uma hora à expectativa de vida.

“Estes resultados revelam que o sedentarismo é um mal que nos retira tempo de vida em níveis semelhantes ao tabagismo e à pressão alta, mas, no caso da baixa atividade física, revertê-lo é muito mais fácil”, disse o médico Lennert Veerman, um dos autores do estudo, em comunicado à imprensa.

Veerman faz a ponderação, porém, de que o estudo está limitado aos níveis de atividades físicas. Ele reconhece que quem tem mais tempo para se exercitar costuma ter vantagens econômicas e de cuidados com a saúde que aumentam a expectativa de vida.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Coreia do Sul: Partido governante decide se opor ao voto de impeachment de presidente

Os legisladores do partido governista da Coreia do Sul decidiram, neste sábado (7), se opor ao voto de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol...

Ibovespa: quem ganha e quem perde com acordo Mercosul-UE?

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) “constrói uma ponte” entre os dois lados do Atlântico. E os setores...

Regulamentação da reforma tributária deve avançar no Senado na próxima semana

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, deve ler o parecer sobre a proposta na segunda-feira (9) na...