O governador Gladson Cameli (PP) decretará em instantes luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Flaviano Melo, ocorrida nesta quarta-feira. A bandeira do Estado do Acre será hasteada a meio mastro em todo o território acreano.
Os preparativos para o velório, no entanto, serão encaminhadas após algumas decisões que a família está estudando após a morte confirmada pelo Hospital Albert Einstein (SP). Flaviano enfrentava problemas pulmonares e renais e teve morte cerebral com falência múltipla de órgãos no início da tarde.
O ex-governador deve ser sepultado em Brasília, junto ao jazigo onde foi enterrada dona Laudi Melo, sua mãe, que faleceu em 2021. Esta decisão não é oficial. No entanto, um familiar indicou á reportagem que a esposa e filhos atenderá ao desejo do ex-prefeito da capital, que também foi deputado federal e o maior líder do MDB no estado.
O Cerimonial do Governo Acreano aguarda orientações para o velório, que deve ocorrer no Palácio Rio Branco, sede do governo. A visitação pública ou uma cerimônia restrita também dependem do que a família decidir. O corpo deve chegar à capital acreana na noite desta quinta-feira.
O rito fúnebre inclui condolências à família enlutada e, em alguns casos, a realização da cerimônia com todas as honras fúnebres de Chefe de Estado.