Fruta do Cerrado ajuda a controlar diabetes e facilita digestão

A cagaita é uma fruta tipicamente brasileira que floresce especialmente no Cerrado. Pouco conhecida da maioria da população, ela traz uma série de benefícios à saúde, especialmente para controlar a diabetes e melhorar o trânsito intestinal.

Com um sabor ácido característico, a fruta amarela de aproximadamente 3 cm de diâmetro pode ser consumida in natura ou usada no preparo de bebidas e sobremesas. A cagaita é muito conhecida por sua ação digestiva: em 100 gramas é possível encontrar 20 gramas de fibras, quatro vezes mais do que a goiaba.

Com tantas fibras, a fruta acabou ficando conhecida por suas propriedades laxativas, tanto que o nome científico dela, Eugenia dysenterica, remete ao efeito de causar sintomas semelhantes aos de uma desinteria.

“As fibras presentes no fruto ajudam a aumentar o volume das fezes, facilitando o trânsito no intestino. O suco da cagaita é tradicionalmente utilizado como um remédio natural para problemas intestinais”, explica a nutricionista Leticia Cunha Macedo, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Os benefícios da cagaita, porém, não se restringem à ação digestiva. A fruta também é rica em vitamina C: o nutriente é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a proteção das células contra os radicais livres. Além disso, a vitamina C é base para a produção de colágeno na pele.

Sorvete de cagaita da Sorbê
Cagaita pode ser usada na preparação de doces como sorvetes e picolés

Fruta ajuda a controlar a diabetes

Uma vantagem menos conhecida da cagaita, porém, é sua capacidade de auxiliar no controle da diabetes. “Os compostos fenólicos presentes no alimento inibem enzimas digestivas, o que pode ajudar a controlar picos de açúcar no sangue”, destaca Letícia.

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2021 apontou que o suco feito da cagaita, por ser muito rico em polifenóis, ajuda a diminuir significativamente o índice glicêmico após as refeições: foi observada 64% de redução em indivíduos saudáveis e 53% em pré-diabéticos.

Os benefícios de controle do açúcar no sangue, porém, são obtidos com maior eficácia apenas quando se ingere o suco da bebida. “No fruto in natura, esses compostos ficam presos dentro das células e é preciso passar pela acidez do estômago, depois pelo intestino, para que aconteça a liberação dos polifenóis. No caso do suco, os compostos estão mais disponíveis, facilitando a ação”, explicou a nutricionista Renata Luise de Araujo, uma das autoras do estudo, ao Food Research Center (FoRC) no lançamento do estudo.

Os 5 principais benefícios da cagaita:

  • Alto teor de fibras: contribui para a saúde digestiva e bem-estar intestinal;
  • Rica em vitamina C: beneficia o sistema imunológico e a saúde da pele;
  • Efeito laxativo: ajuda a aliviar a constipação;
  • Reduz a glicemia: auxilia no controle da glicose após as refeições, devido aos polifenóis que inibem enzimas digestivas;
  • Atividade antibacteriana: possui propriedades que combatem infecções por bactérias patogênicas.

Letícia aponta que quem não está habituado ao fruto deve comer a cagaita com moderação e que as folhas da planta, por serem tóxicas, devem ser evitadas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Pepê e Neném aprontam todas no SBT

O “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel”, do SBT, de domingo, 24 de novembro, às 19h, traz, no “Jogo das 3 Pistas”, as...

Angelina Jolie fala da privacidade dos filhos: ‘São reservados’

Em uma entrevista recente ao programa “Good Morning America”, Angelina Jolie abriu seu coração sobre a maternidade e a relação com seus seis filhos....

Após vitória de Trump, empresários se reúnem para rever estratégias ficais no Brasil

A vitória de Donald Trump nos EUA amplia a urgência para que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva implemente cortes de gastos...