Ibrahim Eris, ex-presidente do BC, morre aos 80 anos

O ex-presidente do Banco Central (BC) Ibrahim Eris morreu, aos 80 anos, nesta sexta-feira (8/11). Ele presidiu o banco entre março de 1990 e maio de 1991, durante o governo de Fernando Collor de Mello. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido na Turquia, ele era naturalizado brasileiro e emigrou para o Brasil em 1973. Formado em economia e estatística na Middle East Technical University, na Turquia, tornou-se doutor pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Antes de entrar no governo, Eris também foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Eris integrou a equipe econômica da ministra Zélia Cardoso de Mello, responsável por implantar o chamado “Plano Collor” — conjunto de reformas econômicas para estabilizar a inflação do país.

Ao deixar o governo, ele passou a atuar como consultor de investimentos.

Em nota, o Banco Central lamentou a morte do economista. “Eris não mediu esforços no trabalho de assegurar para a sociedade brasileira uma economia estável e com inflação controlada”, escreveu o banco.

“Por onde passou, Eris deixou sua marca de alto profissionalismo e empenho no que fazia. A Diretoria do Banco Central presta suas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Eris neste momento de dor”, destacou o comunicado.



Fonte: Metrópoles

Pesadelo na Cozinha: Jacquin se depara com cemitério de ratos

A Band exibe na terça-feira, 8 de abril, às 22h30, o nono episódio de Pesadelo na Cozinha. Quando um português pede socorro para um...

Fernanda Lima faz revelação íntima sobre traição

Durante participação no videocast “terapiRa”, Fernanda Lima revelou que, após ser traída em seu primeiro relacionamento, passou a adotar a mesma postura com seus...

Sonia Guajajara tem encontro com Angelina Jolie: “Será sempre bem-vinda”

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, se reuniu na quinta-feira (3) com a atriz e ativista humanitária Angelia Jolie. Segundo a ministra, as duas...