Inflação vai a 4,76% em 12 meses e estoura o teto da meta em outubro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram 0,56% em outubro de 2024 — o que representa alta de 0,12 ponto percentual (p.p.) em comparação a setembro (0,44%). Com isso, o Brasil tem inflação acumulada de 4,76% nos últimos 12 meses — muito acima do teto da meta para 2024.

Os dados sobre a inflação no país saíram nesta sexta-feira (8/11) em divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que é o IPCA

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, refere-se às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

A inflação no ano para o mercado

Mais de 100 analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram a estimativa do IPCA para este ano, segundo dados do relatório Focus publicado nessa segunda-feira (4/11).

Os economistas passaram a projetar que a inflação deve estourar o teto da meta, de 4,5%. Segundo dados do relatório Focus mais recente, a expectativa é de que o índice fique em 4,59% até o fim de 2024.

A meta deste ano é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, sendo 1,5% (piso) e 4,5% (teto), como estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).



Fonte: Metrópoles

Globo planeja programa com atores de “Vale Tudo” original; Lidia Brondi é sonho

O investimento no remake de “Vale Tudo” é tão sério que a TV Globo está planejando fazer um programa para receber os atores da...

Chocada com ataque racista, Ananda rebate Ana Paula Minerato: “Se acha bonita?”

Ana Paula Minerato virou alvo de uma grande polêmica nas redes sociais na madrugada desta segunda-feira (25/11), quando áudios atribuídos à modelo, com cunho...

Marcello Novaes fala da vida em sítio: “Lugar que me traz muita paz”

Em busca de mais qualidade de vida, sempre que pode Marcello Novaes troca a agitação da cidade grande por uma vida mais tranquila em...