O câncer de tireoide é uma neoplasia que afeta a glândula tireoide, localizada na parte frontal do pescoço. Em estágios iniciais, muitos casos não apresentam sintomas, mas, à medida que a doença avança, sinais de alerta podem surgir.
Foi o caso de Saskia Clark, uma jovem de 24 anos que vive em Manchester, no Reino Unido e que, por 18 meses, sofreu com sintomas que inicialmente foram atribuídos à ansiedade.
Saskia, que compartilha sua experiência no TikTok, conta que começou a sentir os primeiros sintomas em maio de 2023, incluindo fadiga extrema, dor constante no peito, suores noturnos, unhas frágeis e níveis de ferro e vitamina D que não melhoravam, mesmo com o uso de suplementos.
Apesar das queixas, os médicos associaram os sintomas ao histórico de ansiedade de Saskia e ao cansaço devido às longas horas de trabalho. “Tive ansiedade a vida toda e tentei explicar que meus sintomas não pareciam a condição”, relata.
Os profissionais resolveram encaminhar a jovem para um cardiologista e recomendaram algumas práticas de bem-estar, como yoga, meditação, banhos sonoros, acupuntura e reflexologia. Ela até parou de consumir álcool por oito meses, mas nada aliviava a dor no peito.
Diagnóstico para o câncer de tireoide
A primeira consulta de Saskia com um cardiologista foi em novembro de 2023, quando ela fez um eletrocardiograma de 24 horas. Em março, novos exames foram solicitados: um teste de esforço, ecocardiograma, e ultrassom do coração e dos vasos sanguíneos, mas nenhum mostrou alteração.
Pouco tempo depois, quando outros sintomas relacionados ao intestino surgiram, ela foi encaminhada a um especialista colorretal, que pediu uma tomografia computadorizada de corpo inteiro. No exame, foram encontrados vários nódulos na traqueia, uma descoberta alarmante, já que Saskia nunca teve problemas respiratórios ou fumou.
“Foi realmente bizarro. Descobrir que algo está no seu corpo sem você saber é uma sensação que não consigo descrever”, desabafa.
A jovem passou por biópsias, uma broncoscopia e fez novos exames de sangue. Uma semana depois, Saskia recebeu a notícia de que os resultados detectaram câncer medular de tireoide.
“Sinto fadiga desde que me lembro. Sou ativa, não bebo muito, nunca fumei ou usei cigarros eletrônicos, tenho uma alimentação relativamente saudável e priorizo meu bem-estar”, conta. “Sendo tão jovem e saudável, é muito difícil entender. Mas, de certa forma, eu sempre soube que algo estava errado, então faz sentido”, afirma.
Atualmente, Saskia está passando por exames para determinar qual será o melhor plano de tratamento. Após meses de busca por respostas, ela está compartilhando sua experiência no TikTok, onde já alcançou mais de um milhão de visualizações.
“Acho que é extremamente importante cuidar da própria saúde. Desde que comecei a falar mais abertamente sobre essa experiência no TikTok, apareceram muitas pessoas que se sentem assim ou foram ignoradas por terem experiências semelhantes. Quero aproveitar a oportunidade para incentivar todos a defenderem sua saúde e a terem confiança para desafiar o sistema. Você conhece seu corpo melhor do que ninguém e, se algo parecer errado, continue buscando respostas”, declara.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles