Justiça rejeita pedido do PT, PSOL e PCdoB contra privatização da Sabesp

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou uma ação dos partidos PSOL, PT e PCdoB contra a adesão da capital paulista à privatização da Sabesp, antiga companhia de saneamento do estado.

A decisão aconteceu na terça-feira (6).

Segundo o desembargador e relator da ação, Ricardo Dip, a Câmara Municipal de São Paulo, que aprovou a adesão ao processo em maio deste ano, teve nove audiências públicas, sem indícios da “falta de participação popular no processo” alegada pelas legendas.

“Os documentos juntados aos autos confirmam que o projeto de lei 163/2024, que deu origem à Lei paulistana 18.107/2024, foi submetido a nove audiências públicas, com a participação da sociedade e de autoridades”, escreveu o desembargador.

Além da falta de participação, outro ponto argumentado pelas legendas foi a não existência de estudos do impacto orçamentário e financeiro que a venda da empresa pública traria.

Em relação ao aspecto financeiro, Dip decidiu que o projeto de lei não criou qualquer aumento de despesas ou previu renúncia de receitas para o município.

A privatização da estatal foi aprovada em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Tarcísio de Freitas, governador do estado, é o autor do projeto.

Os diretórios municipais dos partidos entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – uma ação para declarar uma lei ou ato normativo inconstitucional – contra o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União).

O pedido contrário à desestatização foi enviado à Leite pelos partidos em abril deste ano.

Em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira (8), Milton Leite disse que “o Legislativo respeitou todos os ditames legais para a aprovação do projeto e, com isso, a lei tem agora o respaldo da Justiça”.

A CNN tenta contato com a defesa dos partidos e aguarda retorno.

Privatização da Sabesp

O processo de privatização da estatal foi concluído em julho deste ano com a venda das ações retidas pelo governo ao setor privado.

Ao todo, 220.470.00 ações, incluindo 28,8 milhões de papeis em lote suplementar, foram vendidos.

A negociação arrecadou incialmente R$ 14,77 bilhões, com o preço-alvo dos papéis a R$  67 cada.

Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça rejeita pedido do PT, PSOL e PCdoB contra privatização da Sabesp no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Criança morre por complicação rara do sarampo anos após ser infectada

Uma criança morreu nos Estados Unidos em consequência de uma complicação rara do sarampo, anos após ter sido infectada pelo vírus. O caso foi...

Fotógrafo se infiltra em desfiles e registra bastidores da moda; veja fotos

A melhor maneira de entrar de penetra em um desfile de moda é ser confiante e simpático — pelo menos de acordo com Dan...

Venezuela começa a treinar população em quartéis para usar armas 

A Venezuela iniciou, neste sábado (13), o treinamento de civis em quartéis para o uso de armas curtas e longas. O exercício de formação acontece...