Lava Jato: Marcelo Odebrecht, Vaccari e Duque viram réus no caso “Torre Pituba”

A Justiça Eleitoral do Distrito Federal tornou réus Marcelo Odebrecht, João Vaccari Netto e Renato Duque na investigação oriunda da Lava Jato sobre a construção da Torre Pituba, sede da Petrobras em Salvador (BA).

Segundo o Ministério Público Federal, o empreendimento foi construído em meio a pagamentos de propinas na casa dos R$ 68 milhões pelas empreiteiras OAS e Odebrecht a ex-dirigentes da estatal Petrobras.

A denúncia contra os três investigados e mais 36 pessoas foi feita pelo Ministério Público Eleitoral do DF e aceita pela juíza Rejane Zenir Jungbluth Suxberger na última segunda-feira (25) e teve o sigilo retirado na quarta (27).

Odebrecht virou réu por corrupção ativa; gerir fraudulentamente instituição financeira; apropriar-se de dinheiro, título, valor ou qualquer outro bem móvel de que tem a posse, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio; e ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Vaccari, que já foi tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Bancoop, foi denunciado por corrupção passiva; gerir fraudulentamente instituição financeira; apropriar-se de dinheiro, título, valor ou qualquer outro bem móvel de que tem a posse, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio; ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Renato de Souza Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, virou réu por corrupção passiva; e ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

A decisão da Justiça do DF afirma que as defesas dos denunciados têm dez dias para responderem à acusação, por escrito.

E apesar de receber a denúncia contra o investigado José Adelmário Pinheiro Filho, a magistrada julgou “extinta a punibilidade” do investigado pela prescrição por idade. Léo Pinheiro, como é conhecido, ex-presidente da OAS, tem 73 anos.

Ex-Lava Jato

Esse caso começou a ser investigado na 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo então juiz Sergio Moro, à época.

Em abril de 2022, porém, o então ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) para julgamento do caso Torre Pituba, ação com maior quantidade de réus da Lava Jato do Paraná.

Com isso, a ação foi encaminhada para a Justiça Eleitoral e todas as decisões tomadas até então pela Lava Jato foram anuladas.

Na decisão desta semana, a juíza destacou a competência da corte eleitoral. “Firmo a competência da Justiça Eleitoral, considerando que, apesar da extinção da punibilidade dos delitos de natureza eleitoral, permanece a atribuição desta Justiça especializada para analisar os demais crimes conexos”.

E explicou que “a justa causa reside na probabilidade do cometimento dos fatos atribuídos aos denunciados, que se sucederam em torno das obras de ampliação do Conjunto Torre de Pituba, destinada a abrigar a nova sede da Petrobrás em Salvador/BA. Nesse contexto, se verificou possível prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, gestão fraudulenta, desvio de recursos de instituição financeira e lavagem de dinheiro, no bojo de organização criminosa”.

A CNN tenta contato com as defesas dos três réus citados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lava Jato: Marcelo Odebrecht, Vaccari e Duque viram réus no caso “Torre Pituba” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Deputados do PDT já estavam no limite da paciência com governo, diz líder

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou sua saída da base aliada do governo federal após uma reunião tensa realizada entre os membros da legenda....

Artesp investiga morte de passageiro esmagado por porta de metrô em SP

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que um processo sancionatório deve ser instaurado para...

Marcio Garcia mostra pós-treino aos 55 anos: “Xô, preguiça”

Marcio Garcia, 55, gerou alvoroço entre seus seguidores ao aparecer em uma foto no Instagram sem camisa e sorridente, após fazer exercícios físicos na...