Luiz Onmura, medalhista olímpico em 1984, morre aos 64 anos

O judô brasileiro perdeu Luiz Yoshio Onmura, bronze na categoria até 71kg nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. O falecimento do ex-judoca aconteceu na noite dessa sexta-feira (1º/11), em Santos.

O ex-atleta de 64 estava lutando contra um câncer espinocelular na língua desde 2022. Luiz deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas Giulia Onmura e Yumi Ribeiro Onmura.

O brasileiro contabiliza três disputa de jogos olímpicos, sendo os jogos de e Moscou 1980 e Seul 1988, além de Los Angeles em 1984, quando foi medalhista de bronze.

Luiz Yoshio Onmura é o primeiro judoca brasileiro, nascido no Brasil, a subir ao pódio nos Jogos Olímpicos. A medalha de bronze em 1984 quebrou o jejum de 12 anos após a primeira medalha brasileira conquistada por Chiaki Ishii, em Munique 1972.

Em 1980 e 1988, Luiz Yoshio foi bicampeão Pan-Americano e em 1979 campeão sul-americano.

Além disso, Onmura foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em 1979. O brasileiro voltou a ser prata em Caracas 1983 e Indianápolis 1987.

 



Fonte: Metrópoles

Inflação da zona do euro acelera e aponta para manutenção de juros pelo BCE

Inflação da zona do euro acelerou inesperadamente no mês passado, provavelmente solidificando as apostas de que não haverá mais cortes nas taxas de juros...

Atlas: criminalidade, tráfico e corrupção são maiores problemas do Brasil

Os brasileiros consideram que a criminalidade, o tráfico de drogas e a corrupção são os maiores problemas que o país enfrenta atualmente, segundo o levantamento do AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (2).  Cada entrevistado pôde...

Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula volta a subir e chega a 50,7%

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (2). São 50,7% que desaprovam Lula...