Max Verstappen: veja outros pilotos que enfileiraram 4 títulos na F1

Max Verstappen: veja outros pilotos que enfileiraram 4 títulos na F1

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, conquistou o tetracampeonato da Fórmula 1 ao chegar em quinto lugar no Grande Prêmio de Las Vegas no último sábado (24/11). O piloto enfileirou os quatro títulos mundiais em sequência – 2021, 2022, 2023 e 2024.

No entanto, o holandês não é o primeiro a acumular tantos títulos em sequência e tampouco o maior número de troféus em série.

Considera-se, porém, que atualmente o calendário possui 17 corridas a mais do que quando a categoria começou em 1950. Portanto, estabelecer uma hegemonia nos dias atuais é mais difícil, mas não desqualifica o domínio que os pilotos antigos da categoria estabeleceram.

Confira pilotos que foram campeões 4 vezes seguidas

Fangio

O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro automobilista a estabelecer uma hegemonia na principal categoria. Ele foi campeão 1953 a 1957, com três escuderias diferentes – Ferrari, Maserati e Mercedes. Mike Hawthorn foi o atleta a encerrar o domínio de Fangio.

Schumacher

Após Fangio, uma hegemonia maior do que três anos só voltaria a ocorrer 43 anos depois. O alemão Michael Schumacher ganhou cinco anos consecutivos – de 2000 a 2004. A sequência foi a maior que um automobilista já conquistou. Fernando Alonso encerrou a hegemonia de Schumacher, com título em 2005.

Vettel

Pouco depois da dominância de Schumacher um outro alemão resolveu monopolizar a categoria. Sebastian Vettel aproveitou todo o investimento financeiro da Red Bull para criar uma hegemonia de 2010 a 2013. Lewis Hamilton pôs fim ao domínio de Vettel para iniciar o seu próprio.

German Red Bull Racing Formula One driver Sebastian Vettel celebrates by showing his number one finger salute after winning the 2009 British Grand Prix at the Silverstone Circuit, United Kingdom, on the 21 June 2009. (Photo by Darren Heath/Getty Images)

Hamilton

O britânico Lewis Hamilton aproveitou o retorno da Mercedes ao grid, em 2010, da Fórmula 1 para sair da McLaren, onde ele já havia sido campeão em 2008. Se não fosse Nico Rosberg, Hamilton teria enfileirado sete títulos consecutivos. Entretanto, a maior sequência dele foi de 2017 até 2020.


Fonte: Metrópoles