Pacheco recebe título de doutor honoris causa e é homenageado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) recebeu o título de doutor honoris causa na quinta-feira (31), durante o XXVII Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

A honraria dada ao senador é concedida a pessoas que se destacam por contribuições à cultura, educação, ciência, letras, artes ou humanidade.

“Tivemos momentos muito difíceis e tenho muito orgulho e honra de, a cada episódio desses, ter me posicionado no púlpito, no plenário do senado, ora em entrevistas à imprensa, mas nunca me omitindo do dever de defender as instituições brasileiras”, afirmou Pacheco à CNN.

Pacheco também foi homenageado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é fundador e docente do IDP.

“O exemplo de vossa excelência, senador Pacheco, precisa mais do que nunca ser homenageado e prestigiado, isso para que nunca seja esquecida a superação de períodos obscuros da democracia e para que nunca sejam desconsiderados os direitos e garantias constitucionais”, disse o decano do STF.

Ao receber o título, Pacheco foi elogiado por Gilmar Mendes, que exaltou a atuação do senador em defesa da democracia.

“Mais que um conjunto de posicionamentos circunstanciais, a atuação do senador Rodrigo Pacheco representa a continuidade e o fortalecimento da democracia não apenas como um regime político, mas como um valor civilizatório a ser constantemente cultivado e protegido”, ressaltou o ministro.

O evento foi realizado em Brasília, entre 29 e 31 de outubro.

Quem é Rodrigo Pacheco

Rodrigo Otavio Soares Pacheco, de 47 anos, nascido em Porto Velho (RO), é advogado e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático (PSD).

Pacheco é senador por Minas Gerais e atual presidente do Congresso Nacional.

A carreira política dele se iniciou nas eleições de 2014, quando ele foi eleito deputado federal pelo PMDB (atual MDB), com 92.743 votos.

No primeiro mandato como deputado, ele coordenou a bancada do partido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Em 2017, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e, no ano seguinte, foi eleito senador por Minas Gerais.

Em 2021, foi eleito para a Presidência do Senado e reeleito para o cargo em 2023.

Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pacheco recebe título de doutor honoris causa e é homenageado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Tati Machado perde bebê na reta final da gravidez

A apresentadora Tati Machado anunciou nesta terça-feira (13), que perdeu o bebê. Nas redes sociais, ela disse que, com 33 semanas de gestação, deu entrada...

INSS notifica mais de 9 milhões de aposentados sobre descontos em benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou 9,4 milhões de mensagens para beneficiários que podem ter tido mensalidades associativas descontadas diretamente em seus...

Morte de “TH da Maré”: o que se sabe sobre operação contra facção no RJ

Uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, resultou em confronto armado. Pelo menos três...