Perda de peso: estudo lista benefícios de beber mais água todo dia

Beber água é um hábito simples, mas que faz maravilhas pelo corpo. Um estudo feito na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, mostra novas evidências de que a hidratação correta pode ajudar na perda de peso e prevenção de pedras nos rins, enxaquecas e infecções urinárias, além de contribuir com o controle da pressão arterial.

Os pesquisadores analisaram dados de 18 estudos clínicos anteriores para ter uma visão mais ampla e detalhada sobre os benefícios do consumo de água. O resultado foi publicado segunda-feira (25/11) na revista Jama Network Open.

“Para uma intervenção tão onipresente e simples, as evidências não eram claras e os benefícios não estavam bem estabelecidos, então queríamos dar uma olhada mais de perto”, explica o principal autor do estudo e presidente do Departamento de Urologia da UCSF, Benjamin Breyer, em comunicado à imprensa.

Os benefícios foram variados, mas o destaque ficou para a perda de peso e prevenção de pedras nos rins. Beber oito copos de água por dia diminuiu significativamente a probabilidade de ter cálculo renal uma segunda vez.

Alguns dos estudos analisados apontaram que beber aproximadamente seis copos de água por dia pode ajudar adultos a perder peso. Mas não adianta exagerar: um levantamento feito com adolescentes mostrou que beber um pouco mais de oito copos de água por dia não tem efeito.

Mulher bebendo água à beira-mar depois de correr na praia. Metrópoles
Beber mais água está associado a vários benefícios para a saúde

Veja os benefícios de beber mais água

Perda de peso

Três estudos separados mostraram que beber 500 ml de água antes das refeições faz as pessoas ingerirem, em média, 111 calorias a menos. Os participantes se sentiam mais saciados e acabavam comendo menos.

Beber muita água antes das refeições também pode ter um efeito psicossocial, uma vez que as pessoas têm um “lembrete” para serem mais saudáveis.

Enxaqueca

Adultos com dores de cabeça recorrentes se sentiram melhor após três meses bebendo ao menos 1,5 litro de água diariamente. Alguns pacientes relataram menos dias com dores de cabeça.

Diabetes

Pacientes com diabetes tipo 2 que bebiam um litro de água antes das refeições conseguiram controlar melhor a doença, diminuindo os níveis de açúcar no sangue ao longo de oito semanas. Os pesquisadores sugerem que o hábito simples pode reduzir a necessidade de medicamentos, quando bem orientado.

Pedras nos rins

Beber água é uma das principais recomendações feitas para as pessoas com tendência a ter pedras nos rins. A análise mostrou que aumentar a ingestão de água para produzir pelo menos dois litros de urina por dia reduziu os casos de cálculos renais em mais da metade dos pacientes e retardou a recorrência do quadro.

Infecção urinária

Beber seis copos a mais de água por dia ajudou mulheres com infecções urinárias recorrentes. Além de reduzir o número de infecções, as ocorrências ficaram mais espaçadas.

“Sabemos que a desidratação é prejudicial, particularmente em alguém com histórico de pedras nos rins ou infecções urinárias. Por outro lado, alguém que sofre de micção frequente às vezes pode se beneficiar de beber menos líquidos. Não existe uma abordagem única para o consumo de água”, pondera Breyer.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Drake acusa Universal Music e Spotify de manipular streams em disputa com Kendrick Lamar

Em um desenvolvimento surpreendente na rivalidade entre Drake e Kendrick Lamar, o astro canadense entrou com uma ação judicial contra a Universal Music Group...

Disney on Ice: Aventuras na Estrada confirma temporada

A temporada de Disney On Ice: Aventuras na Estrada está confirmada em São Paulo. A venda dos ingressos começa no dia 28 de novembro,...

Ex-BBBs Cida e Solange são vítimas de assalto no RJ. Saiba detalhes!

Sol Vega, mais conhecida como Solange Iarnuou, foi roubada na noite desta quarta-feira (27/11) na companhia da também ex-BBB Cida Santos. A dupla de...