Pilotos da F1 protestam por punição a palavrões: “São adultos”

Há uma rixa entre pilotos da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) neste fim de temporada. Os atletas da categoria exigem que a entidade os trate como adultos. A exigência dos automobilismo ocorre após as punições de Max Verstappen e Charles Leclerc por usarem palavrões.

O pedido foi realizado por meio de nota elaborada, nesta quinta-feira (7/11), pela Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA) que também criticou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pelo “tom e linguagem” ao tratar do assunto.

“Há uma diferença entre insultar os outros e usar palavras mais informais, como as usadas para descrever o mau tempo ou um objeto inanimado, como um carro de Fórmula 1 ou uma situação de condução”, aponta a nota dos pilotos.

Verstappen foi penalizado a fazer serviço comunitário após usar a palavra “fodido” para descrever a situação de seu carro. Leclerc foi multado por usar a palavra “porra” ao quase colidir o carro.

“Instamos o Presidente da FIA a considerar o seu próprio tom e linguagem ao falar com, ou mesmo sobre, os nossos pilotos membros, seja num fórum público ou de outra forma. Além disso, nossos membros são adultos. Eles não precisam que a mídia os instrua sobre assuntos triviais como usar joias ou roupas íntimas”, afirma nota GPDA.

A insatisfação dos pilotos é evidente desde que Ben Sulayem anunciou, em setembro, as punições a quem usasse palavrões. Ele afirmou que os pilotos não são rappers ou gangster para usar palavras de baixo calão dentro da F1, o que foi interpretado como racismo pelo heptacampeão Lewis Hamilton.



Fonte: Metrópoles

Presidente da Turquia pede união internacional contra “brutalidade” em Gaza

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu na terça-feira (22) à comunidade internacional que “se unisse” contra a “brutalidade” israelense em na Faixa...

Brasil x Paraguai: confira as escalações do jogo da Copa América Feminina

Brasil e Paraguai estão escalados para o confronto desta terça-feira (22), válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa América Feminina. A bola...

ONU: “O futuro da energia limpa já não é mais uma promessa”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta terça-feira (22) que “a era dos combustíveis fósseis está seguindo rumo ao fracasso” e que o...