Professores de educação infantil podem entrar no piso do magistério; entenda

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no final do mês de outubro, a proposta que busca incluir professores da educação infantil no piso salarial de profissionais do magistério.

O Projeto de Lei 2.387/2023, de autoria dos deputados Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e Reimont (PT-RJ), ainda precisa ser apreciado pelo Plenário do Senado. Caso seja apresentado algum tipo de recurso, o texto pode voltar para a Câmara.

Se a proposta virar lei, passarão a ser enquadrados na carreira de magistério, os professores de educação infantil que exerçam função docente, com formação no magistério ou em curso de nível superior e aprovados em concurso público, conforme estipulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Atualmente, o piso salarial dos profissionais do magistério é de R$ 4.580,67, valor cerca de 3,2 vezes maior que o do salário mínimo (R$ 1.412,00 em 2024).

Luciene Cavalcante ressaltou ainda a predominância feminina na área. Para a deputada, a mudança seria uma forma de fazer justiça a essas profissionais.

“Todo mundo que está aqui hoje, adulto, formado, começou a sua jornada de ensino no chão de uma creche, seja pública ou privada, e nenhum desses sistemas de ensino reconhece essas mulheres”, afirmou a parlamentar. “Nós somos mais de 99% de mulheres na educação da primeiríssima infância, de 0 a 3 anos”, complementou.

A autora da proposta também criticou a baixa remuneração de grande parte da classe, e afirmou que “a grande maioria recebe um salário mínimo, dois salários mínimos” para o desempenho de uma função essencial de educação.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Professores de educação infantil podem entrar no piso do magistério; entenda no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

MP deflagra operação contra atuação do PCC na Favela do Moinho, em SP

Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial do Combate ao Crime Organizado) do MPSP (Ministério Público de São Paulo), com apoio da Polícia Militar...

Rússia diz que sanções não mudarão rumo da guerra na Ucrânia

A Rússia afirmou nesta segunda-feira (8) que nenhuma sanção jamais conseguirá forçá-la a mudar de rumo em relação à Ucrânia, poucas horas depois de...

Anac prepara revisão de norma sobre atraso e cancelamento de voos

Perto de completar nove anos de vigência, a norma da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que define obrigações das companhias aéreas e direitos...