Relatório da PF aponta Bolsonaro, Cid, Braga Netto e Heleno como “líder, operador e núcleo duro”; veja papel de cada um

O relatório final de 884 páginas da Polícia Federal sobre o plano de golpe de Estado no Brasil aponta o papel de cada integrante do governo de Jair Bolsonaro (PL) na chamada ‘organização criminosa’ apontada pela PF.

O principal nome que consta no documento é do ex-presidente Bolsonaro. Ele é apontado como “líder” que “permeava” todos os núcleos apontados na investigação. Mas principalmente no Núcleo A: Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral, conforme revelou a CNN.

Outro personagem no caso é do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que é apontado pela PF como “operador de Bolsonaro”, alguém que colocava a mão em todos os núcleos para “blindar o líder”.

O inquérito também aponta dois generais que tinham cargos no primeiro escalão do governo como “núcleo duro”: Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

Braga Netto foi ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice-presidente da chapa derrotada com Bolsonaro.

Foi na casa dele que a PF aponta uma reunião, em novembro de 2022, onde teria sido discutido o planejamento de ataque, inclusive com assassinato de autoridades. A reunião foi reforçada por Mauro Cid ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (21).

O general Heleno era chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tinha a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob seu guarda-chuva.

Para a PF, o “núcleo duro” era a reunião de personagens que transitavam e influenciavam os demais núcleos.

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, seria do Núcleo de Inteligência Paralela e repassaria informações coletadas na “Abin Paralela” para o núcleo A disseminar desinformação e fake news contra as urnas eletrônicas, segundo a PF.

O relatório completo ainda está sob sigilo em posse do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, mas a CNN teve acesso a informações do documento.

Os seis núcleos apontados pela PF nesta conclusão são:

  • a) Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;
  • b) Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado;
  • c) Núcleo Jurídico;
  • d) Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas;
  • e) Núcleo de Inteligência Paralela;
  • f) Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas

Outro lado

“O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, disse o ex-presidente Bolsonaro em publicação no X (antigo Twitter).

“Tem que ver o que tem nesse indiciamento da PF. Vou esperar o advogado. Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta. Não posso esperar nada de uma equipe que usa a criatividade para me denunciar”, acrescentou.

À CNN, o advogado Matheus Milanez, da defesa de general Heleno, disse que não vai se manifestar até ter acesso aos autos.

A defesa do general Walter Souza Braga Netto destaca em nota que “repudia veementemente, e desde logo, a indevida difusão de informações relativas a inquéritos, concedidas “em primeira mão” a determinados veículos de imprensa em detrimento do devido acesso às partes diretamente envolvidas e interessadas. Assim, a defesa aguardará o recebimento oficial dos elementos informativos para adotar um posicionamento formal e fundamentado”.

A equipe do deputado Ramagem informou que não haverá pronunciamento.

Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relatório da PF aponta Bolsonaro, Cid, Braga Netto e Heleno como “líder, operador e núcleo duro”; veja papel de cada um no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Jin reaparece em ‘Volta por Cima’ e enfrenta revelações sobre Mirae

Nos próximos capítulos de “Volta por Cima”, a busca por Jin (Allan Jeon) finalmente chega ao fim. O idol, que se esconde em Vila...

Garota do Momento: Maristela dá o troco em Zélia após chantagem

Os próximos capítulos de Garota do Momento prometem reviravoltas. Zélia (Leticia Colin) verá sua tentativa de chantagear Juliano (Fabio Assunção) se transformar em um...

Harry promove evento natalino sem Meghan e aumenta rumores de divórcio

Nesta quinta-feira (21/11) os rumores do divórcio entre Príncipe Harry e Meghan Markle ganharam mais força. Segundo o veículo Daily Express, o Duque de...