Nesta segunda-feira (25/11), a atriz Maria Casadevall revelou em seus stories no Instagram que passou por uma cirurgia para tratar de uma síndrome rara. Casadevall foi diagnosticada com a Síndrome de Eagle, também conhecida como processo estilóide alongado.
Veja as fotos
Conhecida pelas suas atuações nas novelas “Amor à Vida”, “I Love Paraisópolis” e na série “Ilha de Ferro”, Maria estava afastada das redes sociais por conta do tratamento.
Maria disse nos stories sobre o diagnóstico e cirurgia: “Tenho um pouco de dificuldade com as redes, não é a coisa mais natural e fácil para mim. E quando me afasto um pouquinho, por minha escolha, sinto que tem coisas que fluem bem mais. Mas é importante voltar e dizer oi! Também passei por uma cirurgia nesse último mês, nada grave, mas gostaria de compartilhar um pouco com vocês sobre este diagnóstico, que é meio raro e difícil. Mas ele pode ser causador de uma série de desconfortos e eu percebi que vinha, há muitos anos, naturalizando um desconforto”, disse a atriz, sem revelar mais detalhes do tratamento.
De acordo com o Dr. Diego Rocha Moreira, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Albert Sabin de São Paulo, a Síndrome de Eagle ou processo estilóide alongado é uma condição rara que se caracteriza pelo alongamento ou calcificação do ligamento estilo hióideo, ou seja, a estrutura óssea localizada na base do crânio e abaixo da orelha. A síndrome é rara e associada à dor orofacial.
Ainda conforme o Dr. Diego, o principal sintoma é a queixa clássica de uma sensação semelhante à espinho de peixe na garganta. “Mas outros sintomas podem estar presentes, como dor de garganta, dor de ouvido, diminuição da audição, zumbido, dificuldades para engolir ou mastigar, sensação de algo preso na garganta, dor ao bocejar ou virar o pescoço ou dor na face”, explicou o especialista.
O tratamento é feito à base de analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides. “Porém, com resultados bem limitados. O tratamento definitivo e curativo se faz por meio da estiloidectomia, que é a remoção do processo estilóide alongado, podendo ser realizado por acesso intraoral ou mesmo extraoral e cervical”, afirmou.
Nos stories, Maria disse que em breve contará como foi o processo de tratamento e cura da doença. A atriz está afastada das novelas desde 2017 e se prepara para a estreia da série “Rio Connection”, produzida pelo Globoplay e pela Sony Internacional.
Fonte: Portal LEODIAS