Ícone do site O SERINGAL

Trump, Fernanda Torres e ministros: saiba quem será homenageado pela Câmara

trump,-fernanda-torres-e-ministros:-saiba-quem-sera-homenageado-pela-camara

Trump, Fernanda Torres e ministros: saiba quem será homenageado pela Câmara

A Câmara dos Deputados homenageará autoridades, entidades e personalidades em sessão no dia 4 dezembro, às 10h, para a entrega da Medalha Mérito Legislativo. Entre os agraciados, estão o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a atriz Fernanda Torres, e a advogada Eunice Paiva (in memoriam), viúva do ex-deputado Rubens Paiva.

Ministro do Judiciários e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também estão entre os agraciados. No total, são 33 condecorados.

A premiação é feita anualmente e é designada por líderes partidários, que podem indicar um nome, e integrantes da Mesa Diretora, que podem fazer duas indicações.

Quando a homenagem é póstuma, como é o caso de Eunice Paiva, a medalha é entregue ao cônjuge, familiar ou pessoa devidamente designada pela família. A Medalha, criada em 1983, é direcionada para pessoas ou instituições que tenham trabalhos de impacto na sociedade e a admiração do povo brasileiro.

Donald Trump foi indicado pelo 2° vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A ideia do parlamentar é levar a medalha na posse do presidente norte-americano em 20 de janeiro de 2025.

Sóstenes também indicou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques. Ele assumiu a vaga na Corte em novembro de 2020, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, também receberá a medalha. Foi indicado pelo 1º secretário da Mesa, deputado Luciano Bivar (União-PE).

Ministros

Dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também receberão a condecoração: Antônio Carlos Ferreira, indicado pelo 1º vice-presidente Marcos Pereira (Republicanos-SP), e Raul Araújo Filho, nomeado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Integrantes da equipe ministerial de Lula, os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) foram indicados pelos deputados Júlio Cesar (PSD-PI) e Marcos Pereira, respectivamente.

O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que terá o mandato encerrado neste ano, também será homenageado. Foi indicado pelo líder do PL, Altineu Côrtes (RJ).

De acordo com a Câmara, as autoridades que devem comparecer à sessão para receber a homenagem ainda estão sendo convidadas.

Família Paiva

Como a CNN mostrou, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) indicou a atriz Fernanda Torres e a advogada Eunice Paiva para a homenagem. Uma outra indicação, feita pelo líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), foi a do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e autor do livro “Ainda estou aqui”.

A obra foi adaptada para o cinema neste ano e tem Fernanda Torres no elenco. O filme, do diretor Walter Salles, retrata a luta da família Paiva após a prisão e o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar.

Veja a lista de agraciados neste ano:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump, Fernanda Torres e ministros: saiba quem será homenageado pela Câmara no site CNN Brasil.


Fonte: CNN

Sair da versão mobile