Waack: Os obstáculos no caminho da PEC da Segurança

Que o Brasil enfrenta uma gravíssima expansão do crime organizado, ninguém duvida. Os especialistas debatem é a que distância estamos de algo irreversível. Uma hipótese na qual nem se consegue pensar, mas da qual não se pode fugir.

Há consenso entre os especialistas sobre a necessidade de se fazer alguma coisa de forma centralizada e coordenada, mas aí as opiniões se dividem radicalmente.

O governo federal apresentou um conjunto de propostas que lhe daria mais músculo na centralização e coordenação. Trata-se de uma Proposta de Emenda à Constituição, coisa que, dependendo do assunto, não é fácil de passar pelo Congresso.

A proposta foi apresentada numa reunião da qual participaram vários governadores. E entre eles há imensas dúvidas sobre até a necessidade de uma PEC como essa, batizada de PEC da Segurança, pois, como todos sabem, a atribuição de polícia na nossa federação cabe aos governadores.

A ideia do presidente de um pacto federativo sobre segurança esbarrou imediatamente nessa questão, mas também na questão político eleitoral.

Sendo a questão de segurança pública um ponto vulnerável na avaliação eleitoral do governo federal, forças de oposição nos estados não têm o menor interesse em apresentar ao governo federal um instrumento de grande projeção. Em outras palavras, o problema é gravíssimo.

Mas também os obstáculos de ordem política e de ordem federativa, e os obstáculos dentro do Parlamento. Do jeito que a política está, e do jeito que a PEC está, dificilmente passa.

É duro constatar isso, mas, embora todo mundo reconheça a gravidade da questão da expansão do crime organizado, não há consenso e nem perspectiva de consenso sobre como se articular para combater.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Os obstáculos no caminho da PEC da Segurança no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Governo fixa preço mínimo em R$ 5 mil para proteger agricultor familiar

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou novos preços de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), mecanismo que funciona...

“Personagens não foram criados para agradar”, diz atriz de Tremembé

No último trimestre de 2025, uma produção do gênero true crime gerou repercussão em todo o Brasil: Tremembé. A série de cinco episódios retrata...

Volkswagen vai continuar em estratégia de corte de custos

O presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou nesta quinta-feira (18) que a companhia continuará com corte de custos enquanto busca manter-se competitiva em meio...