5 dicas para tornar a ceia de Natal termogênica e mais saudável

Com a proximidade do fim de ano, as confraternizações passam a fazer parte da rotina, instigando o paladar para comidas típicas do Natal e Ano Novo. Entretanto, as comemorações podem resultar em um consumo excessivo de calorias, necessitando de atenção. Isso porque o descontrole pode causar diversos prejuízos para a saúde e para o bem-estar, além de impactar no controle do peso.

Dezembro também marca o início do verão, estação do ano na qual há uma maior procura de métodos de emagrecimento. Por isso, uma alternativa para as confraternizações é apostar em ceias que incluam alimentos termogênicos, possibilitando assim um equilíbrio que promova saúde.

O médico Silas Soares, especialista em saúde integrativa, explica que os alimentos termogênicos são os responsáveis por aumentar a temperatura do corpo. Dessa forma, é possível estimular o gasto energético mesmo em situações de repouso. Nesse sentido, priorizar esses alimentos durante o preparo da ceia pode ser uma boa alternativa para minimizar os danos.

Duas mulheres sorrindo em cozinha durante confraternização de Natal - Metrópoles
Dezembro um mês marcado pelas confraternizações

Como fazer uma ceia termogênica:

1. Adicione pimenta e gengibre em entradas e saladas
O médico esclarece que a pimenta contém boas quantidades de capsaicina, um composto bioativo que se relaciona ao sabor picante. Ele resulta no aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo. “Já o gengibre é uma raiz rica em gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e ambos estimulam a queima de gordura corporal”, indica.

2. Utilize canela e cravo nos preparos
O cravo e a canela também são alimentos termogênicos versáteis. Enquanto a canela aumenta a produção de calor no corpo, estimulando o metabolismo e a queima de gordura, o cravo ainda possui propriedades que ajudam na digestão, favorecendo o intestino. Por isso, incorporar as especiarias à preparos tradicionais, como o tender e o chester, é uma boa forma de usufruir das propriedades desse ingrediente.

3. Opte por opções de sobremesas termogênicas
“Escolha uma sobremesa que você possa usar a canela. Ela é uma forte que se alia à aceleração do metabolismo. As sobremesas termogênicas são aquelas que têm o poder de aumentar o gasto calórico do corpo, contribuindo para um aumento temporário do metabolismo e a queima de gordura“, orienta o especialista.

Confira as outras duas dicas no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Análise: LDO tem troca de favores para ano eleitoral

O Congresso Nacional aprovou na quinta-feira (4) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, marcado por acordos políticos que beneficiam tanto...

IGP-DI sobe 0,01% em novembro, após queda de 0,03% em outubro, indica FGV

O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) registrou leve alta de 0,01% em novembro, após queda de 0,03% em outubro, divulgou nesta...

Candidato de centro de Honduras contesta dados eleitorais

O candidato centrista de Honduras, Salvador Nasralla, alegou na quinta-feira (4), fraude na disputada eleição presidencial do país, após seu rival, Nasry Asfura, apoiado...