A queda do avião de pequeno porte em Gramado-RS, na manhã deste domingo (22), é o segundo maior acidente aéreo em número de vítimas registrado em 2024, no Brasil, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Segundo a Defesa Civil, 10 pessoas estavam dentro do avião e pelo menos 17 ficaram feridas.
De acordo com as informações do CENIPA, 166 acidentes aéreos foram registrados este ano no país. Destes, 40 tiveram vítimas fatais. No total, 138 pessoas morreram em decorrência de acidente aéreo. Os dados não incluem o acidente deste domingo.
A maior parte das vítimas é composta por ocupantes do voo 2283 da Voepass, que caiu no dia 9 de agosto em Vinhedo (SP). A aeronave, um ATR 72-500, tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém sobreviveu.
O terceiro acidente aéreo, com maior número de mortes em 2024, ocorreu no fim de janeiro, quando um avião com sete pessoas caiu em Itapeva (MG). Nenhum dos ocupantes da aeronave – sendo dois tripulantes e cinco passageiros – sobreviveu.
O número de mortes em acidentes aéreos no Brasil, em 2024, teve um aumento de 79,2% na comparação com 2023, quando 77 pessoas perderam a vida em ocorrências aéreas por todo o país.
De acordo com o levantamento dos últimos seis anos, 524 pessoas morreram. O ano de 2024 foi o que mais registrou óbitos no período.
Dólar teve picos em outros 5 momentos da história do real; veja quando
Este conteúdo foi originalmente publicado em Acidente na Serra Gaúcha é o 2º maior acidente aéreo no ano em número de vítimas no site CNN Brasil.
Fonte: CNN