A Advocacia-Geral da União (AGU), notificou, nesta sexta-feira (13), o YouTube para excluir conteúdos que contém informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a AGU, alguns vídeos publicados no YouTube sugerem, inclusive, o falecimento do presidente Lula.
A AGU pede que os conteúdos sejam removidos em até 24 horas.
“Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República”, diz a AGU.
“Além de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à informação e extrapolam os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito ”, diz a Advocacia-Geral, em trecho da notificação”, prossegue.
Como noticiado pela CNN, Lula publicou nesta sexta um vídeo em que aparece caminhando nos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na imagem, Lula está acompanhado do neurologista Marcos Stavale.
O presidente foi hospitalizado às pressas na última segunda-feira (10). Passou por uma cirurgia para retirar um coágulo na cabeça, formado após uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro.
Na manhã de quinta-feira (12), Lula foi submetido a um novo procedimento para bloquear o sangramento. Segundo a equipe médica, o processo foi complementar à cirurgia realizada na madrugada de terça-feira.
À noite, Lula retirou um dreno que foi colocado na cabeça dele. Ainda não há previsão de alta hospitalar, mas os médicos estimam que Lula possa deixar o hospital no início da semana que vem.
Procurado pela CNN, o YouTube disse que não irá se manifestar sobre o caso.
Este conteúdo foi originalmente publicado em AGU notifica YouTube para remover conteúdo falso sobre saúde do Lula no site CNN Brasil.
Fonte: CNN