O número de celulares roubados no país cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, de acordo com o último levantamento do Datafolha, 1 em cada 10 brasileiros teve o aparelho roubado (ou furtado) entre julho de 2023 e junho deste ano.
Os Iphones, bastante visados por criminosos, são aprimorados com tecnologias a cada versão, mas também é preciso saber configurá-los para ficar mais protegido.
Pensando nisso, os influenciadores Vic Gaibar e Paulo Aguiar reuniram dicas para donos de celulares da Apple evitarem dor de cabeça caso sejam assaltados ou furtados. Confira (e realize) os ajustes a seguir!
Veja as fotos
Central de controle
Bloquear a central de controle do celular impede que bandidos coloquem o aparelho em modo avião ou desabilitem sua internet.
Caso isso não seja feito, qualquer pessoa poderá realizar alterações no dispositivo, mesmo sem senha. As configurações necessárias são:
Vá em “Ajustes”;
Clique em “Face ID e Código”;
Desça a tela até o final;
Desative a “Central de Controle” (o ideal é desativar as demais opções também para ter mais segurança).
Com os ajustes, só será possível acessar o aparelho com o Face ID. Sem esta etapa, a pessoa não conseguirá fazer nada com o celular bloqueado.
Proteção de dispositivo
Ativar a proteção de dispositivo roubado cria uma camada extra de segurança no Iphone. Vale destacar que, caso alguém (incluindo o dono do aparelho) tente trocar a senha ou o Face ID do dispositivo, será preciso aguardar 1 hora. As configurações são:
Vá em “Ajustes”;
Clique em “Face ID e Código”;
Clique em “Proteção de Dispositivo Roubado” e ative a opção.
Roubo de celular desbloqueado
Algumas configurações devem ser feitas para evitar o acesso a dados importantes caso seu Iphone seja roubado desbloqueado. Para impedir que roubem sua senha, troquem sua conta e alterem o Face ID do celular, faça o seguinte:
Vá em “Ajustes”;
Clique em “Tempo de Uso”;
Desça a tela até “Bloquear Ajustes do Tempo de Uso”;
Crie uma nova senha de 4 dígitos (é recomendável que seja diferente da sua senha de tela);
Faça login com sua conta Apple;
Volte em “Tempo de Uso”;
Desça a tela até “Conteúdo e Privacidade”;
Role a tela até o final;
Coloque “Não permitir” em “Código e Face ID”, “Contas” e “Dados Celulares”.
Fazendo a configuração, não será possível tirar sua senha Apple nem mudar seu Face ID. Para você realizar essas alterações será necessário desfazer os ajustes acima.
Aplicativos de banco e e-mail
É possível proteger aplicativos importantes, como de banco e e-mail, com uma “armadilha” para ladrão. Caso alguém pegue seu celular desbloqueado e tente abrir esses apps, o aparelho será bloqueado (a não ser que a pessoa saiba a senha de 6 dígitos). Para isso, realize uma automação:
Abra o app “Atalhos”;
Clique em “Automação”;
Clique no sinal de “+”;
Digite “App” no campo de busca;
Escolha “App” na caixa de resultados;
Deixe a opção “For Aberto” marcada;
Clique em “Executar Imediatamente”;
Clique em “Seguinte”;
Clique em “Nova Automação em Branco”;
Digite “Bloquear a tela” no campo de busca.
Fonte: Portal LEODIAS