Vinícius Júnior foi escolhido o melhor jogador do mundo. Se o brasileiro perdeu a Bola de Ouro para Rodri, o mesmo não aconteceu na votação do jornal espanhol “Marca”, que deu o título ao craque do Real Madrid, deixando Rodri, do Manchester City, apenas na terceira colocação.
Vini Jr. superou o parceiro de Real Madrid, Jude Bellingham, que ficou na segunda colocação. Essa é a terceira edição da premiação do jornal espanhol, que contabiliza os votos de 122 jornalistas de todo o mundo, além de ex-jogadores e ex-treinadores. Nas votações anteriores, o francês Karim Benzema (2021/22) e o norueguês Erling Haaland (2022/23) foram os premiados.
Veja as fotos
A temporada de Vini Jr.
Vinícius Júnior foi o jogador mais decisivo do Real Madrid, campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa, onde marcou gol na final e foi escolhido o melhor da competição.
Com 24 gols e 11 assistências, Vini Jr. era cotado como o grande favorito à Bola de Ouro, mas o espanhol Rodri acabou levando. O meia do Manchester City e da seleção espanhola marcou metade dos gols feitos pelo brasileiro (12) e ganhou no número de assistências: 14 a 11.
“Para os 122 membros do júri dos ‘100 do Marca’, a temporada de dez meses com o Real Madrid teve mais peso que o mês final com as seleções. Vinícius não brilhou com o Brasil (na Copa América), como no Real Madrid, o contrário do que aconteceu, por exemplo, com Rodri, nomeado o melhor jogador da Euro. No entanto, Vinícius é eleito como o melhor da temporada, premiando sua regularidade”, diz trecho da reportagem do Marca sobre a vitória de Vini Jr.
“Não ganhou a Bola de Ouro quando todos o apontavam como favorito, tanto ele, quanto seu clube, reagiram com raiva. Mas, a esta altura, poucos duvidam que Vini é, se não o melhor do mundo, sempre um dos melhores, e com certeza o atacante mais decisivo do futebol mundial, mesmo que no Brasil ainda não tenha sido tão decisivo como no o Real Madrid”, diz outro trecho que descreve a temporada do jogador.
A premiação é conhecida como “Os 100 do Marca” e incluiu além de Vini Jr., outros brasileiros na lista. Savinho, do Manchester City, ficou em 27º lugar, Raphinha, do Barcelona, apareceu na 58º posição; e Igor Thiago, do Club Brugge, foi o 97º colocado.
Veja o TOP 10 – “Os 100 do Marca”
- Vinícius Júnior, BRA (Real Madrid)
- Jude Bellingham, ING (Real Madrid)
- Rodri, ESP (Manchester City)
- Lamine Yamal, ESP (Barcelona)
- Dani Carvajal, ESP (Real Madrid)
- Erling Haaland, NOR (Manchester City)
- Toni Kroos, ALE (Real Madrid)
- Kylian Mbappé, FRA (Real Madrid)
- Florian Wirtz, ALE (Bayer Leverkusen)
- Harry Kane, ING (Bayern de Munique)
Fonte: Portal LEODIAS