Após jantar com Hang, juízes de SC se declaram suspeitos para julgar caso

Os magistrados Haidée Denise Grin e André Carvalho, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), se declaram suspeitos de julgar um recurso que envolve o empresário Luciano Hang.

A decisão ocorre após a dupla participar de um jantar promovido pelo dono das lojas Havan, no dia 16 de dezembro.

O jantar, que ocorreu em Brusque (SC), reuniu dez desembargadores. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu uma investigação preliminar contra juízes por participarem desse evento oferecido por Luciano Hang, uma vez que o empresário responde a diversos processos no TJ-SC, que podem ser julgados pelos mesmos juízes que estiveram com ele.

A juíza Haidée era relatora do caso e pediu, no dia 19 de dezembro, a redistribuição do processo. “Adoto essa medida para que não paire qualquer dúvida sobre minha imparcialidade no exercício da judicatura e, por consequência, determino a redistribuição dos presentes autos”, escreveu ela na decisão.

Com a redistribuição, o caso caiu nas mãos do juiz André Carvalho. Contudo, no dia 20 de dezembro, ele também se declarou suspeito. “Declaro-me suspeito para julgar o presente processo, nos termos do § 1º do artigo 145 do Código de Processo Civil e do artigo 256 do Regimento Interno desta Corte de Justiça, a fim de evitar questionamentos futuros e garantir a confiança na justiça”, disse o relator em despacho.

O caso que eles julgariam envolve um professor que foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil a Hang, por danos morais.

O que diz o TJ-SC?

Por nota, o TJ-SC afirmou que “não se manifesta sobre a participação de magistrados em eventos fora do âmbito institucional” e que “o princípio da independência funcional garante aos magistrados a autonomia e a imparcialidade necessárias ao exercício de suas funções”.

O que diz Luciano Hang?

A assessoria de imprensa de Luciano Hang disse que o jantar foi oferecido durante “uma visita à restauração da Casa Renaux, construída há 115 anos, que estava destruída e faz parte da história da cidade de Brusque e do estado de Santa Catarina”.

Com informações de Luísa Martins, da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após jantar com Hang, juízes de SC se declaram suspeitos para julgar caso no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Canudinho: Ana Castela é flagrada se preparando para cantar hit com Gusttavo Lima

 Ana Castela, cantora e compositora, foi vista se hidratando e se arrumando atrás do palco para cantar a música em parceria com Gusttavo Lima,...

Após ataques contra Hulk Paraíba e Camila Ângelo, produtor do casamento abre boletim

O jogador Hulk Paraíba e a influenciadora Camila Ângelo, se casaram na tarde da última sexta-feira (3/1), em uma cerimônia intimista em Campina Grande....

Marcou um golaço! Saiba quem é Sofia Starling, novo affair de Amaury Nunes

O portal LeoDias noticiou com exclusividade que Amaury Nunes, empresário e ex-marido de Karina Bacchi, está vivendo um novo affair. Sofia Starling é o nome da loira...