Assad deixou a Síria com instruções de “transferir o poder pacificamente”, diz Rússia

O presidente Bashar al-Assad deixou a Síria, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia neste domingo (8).

Assad “decidiu deixar o posto presidencial e deixou o país, dando instruções para transferir o poder pacificamente”, disse a declaração, acrescentando que “a Rússia não participou dessas negociações”.

“A Federação Russa está em contato com todos os grupos da oposição síria”, completou o comunicado.

Entenda o conflito na Síria

A guerra civil da Síria começou durante a Primavera Árabe, em 2011, quando o regime de Bashar al-Assad reprimiu uma revolta pró-democracia.

O país mergulhou em um conflito em grande escala quando uma força rebelde foi formada, conhecida como Exército Sírio Livre, para combater as tropas do governo.

Além disso, o Estado Islâmico, um grupo terrorista, também conseguiu se firmar no país e chegou a controlar 70% do território sírio.

Os combates aumentaram à medida que outros atores regionais e potências mundiais – da Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos à Rússia – se juntaram, intensificando a guerra no país para o que alguns observadores descreveram como uma “guerra por procuração”.

A Rússia se aliou ao governo de Bashar al-Assad para combater o Estado Islâmico e os rebeldes, enquanto os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional para repelir o grupo terrorista.

Após um acordo de cessar-fogo em 2020, o conflito permaneceu em grande parte “adormecido”, com confrontos pequenos entre os rebeldes e o regime de Assad.

Mais de 300 mil civis foram mortos em mais de uma década de guerra, de acordo com a ONU, e milhões de pessoas foram deslocadas pela região.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Assad deixou a Síria com instruções de “transferir o poder pacificamente”, diz Rússia no site CNN Brasil.

Veja erro bizarro em ‘Vale Tudo’: Troca de copo por xícara em segundos

Após a polêmica da flor trocada no enterro de Rubinho (Julio Andrade), Vale Tudo voltou a ser alvo de críticas por mais uma falha....

Ney Matogrosso conta como participou da própria cinebiografia: “não vetei nada”

Ney Matogrosso é um artista único na história do Brasil. Multifacetado, criado no palco e com uma complexidade sem igual, a grande voz do...

De Kesha até Ava Max, onde estão as artistas apontadas como as novas Lady Gaga?

Lady Gaga foi um verdadeiro furacão no mundo da música em 2008. Não apenas pelos hits diferentões, ou looks ousados e atitudes esquisitas, mas...