Assad deixou a Síria com instruções de “transferir o poder pacificamente”, diz Rússia

O presidente Bashar al-Assad deixou a Síria, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia neste domingo (8).

Assad “decidiu deixar o posto presidencial e deixou o país, dando instruções para transferir o poder pacificamente”, disse a declaração, acrescentando que “a Rússia não participou dessas negociações”.

“A Federação Russa está em contato com todos os grupos da oposição síria”, completou o comunicado.

Entenda o conflito na Síria

A guerra civil da Síria começou durante a Primavera Árabe, em 2011, quando o regime de Bashar al-Assad reprimiu uma revolta pró-democracia.

O país mergulhou em um conflito em grande escala quando uma força rebelde foi formada, conhecida como Exército Sírio Livre, para combater as tropas do governo.

Além disso, o Estado Islâmico, um grupo terrorista, também conseguiu se firmar no país e chegou a controlar 70% do território sírio.

Os combates aumentaram à medida que outros atores regionais e potências mundiais – da Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos à Rússia – se juntaram, intensificando a guerra no país para o que alguns observadores descreveram como uma “guerra por procuração”.

A Rússia se aliou ao governo de Bashar al-Assad para combater o Estado Islâmico e os rebeldes, enquanto os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional para repelir o grupo terrorista.

Após um acordo de cessar-fogo em 2020, o conflito permaneceu em grande parte “adormecido”, com confrontos pequenos entre os rebeldes e o regime de Assad.

Mais de 300 mil civis foram mortos em mais de uma década de guerra, de acordo com a ONU, e milhões de pessoas foram deslocadas pela região.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Assad deixou a Síria com instruções de “transferir o poder pacificamente”, diz Rússia no site CNN Brasil.

Waack: Ibama autoriza Lula a furar discurso ambientalista

Para surpresa de ninguém, a não ser de ambientalistas (ainda) encantados com o governo Lula, a Petrobras recebeu do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Gkay usa sapatilha de bailarina com salto de quase R$ 7 mil na SPFW

A influenciadora Gkay, 32, chamou atenção durante desfile na São Paulo Fashion Week (SPFW), nesta segunda-feira (20), ao usar uma sapatilha de bailarina com...

Israel identifica corpo de 13º refém entregue pelo Hamas

Peritos forenses israelenses identificaram os restos mortais de um refém israelense morto, entregue nesta segunda-feira (20), como sendo do sargento-mor Tal Haimi, informou o...