Após a CBF decidir por retirar a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da Copa Verde, Atlético-GO e Cuiabá optaram por não disputar a competição em 2025.
Ambas as equipes foram rebaixadas para a Série B do Campeonato Brasileiro e focarão suas atenções para o retorno a elite nacional em 2025. Com as desistências, Luverdense e São Raimundo-RR herdarão as respectivas vagas.
Em razão da saída do Dragão e do Dourado, a tabela da competição precisou ser ajustada. O Luverdense fará sua estreia contra o Operário-MS na primeira fase, em Campo Grande, e o vencedor desse confronto enfrentará o Vila Nova-GO na segunda fase.
Por sua vez, o São Raimundo jogará contra o União-TO no estádio Luthero Lopes na primeira fase, e o vencedor desse jogo irá enfrentar o Goiás.
Copa Verde
O campeonato é dividido em cinco fases. A primeira etapa conta com 16 equipes,sendo divididas em oito grupos com dois times cada, com confrontos eliminatórios em partida única.
Na segunda fase, as equipes classificadas enfrentarão, novamente em jogos únicos, os oito times previamente classificados conforme o ranking da CBF. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em partidas de ida e volta.
Datas-base
- Primeira fase: 22/01
- Segunda fase: 05/02
- Terceira fase: 12/02 e 19/02 ou 26/02
- Semifinais: 06/03 ou 12/03 (ida) e 19/03 (volta)
- Final: 09/04 (ida) e 23/04 (volta)
Times classificados para a competição
- Águia de Marabá-PA
- Amazonas
- Aparecidense-GO
- Brasiliense-DF
- Capital-DF
- Ceilândia-DF
- Goiás
- Grêmio Sampaio-RR
- Humaitá-AC
- Independência-AC
- Luverdense
- Manaus
- Paysandu
- Porto Velho-RO
- Remo
- Rio Branco-ES
- São Raimundo-RR
- Tocantinópolis-TO
- Trem-AP
- União Rondonópolis-MT
- União-TO
- Vila Nova
- Vitória-ES
Este conteúdo foi originalmente publicado em Atlético-GO e Cuiabá desistem da Copa Verde após modificação da CBF no site CNN Brasil.