BC sobe previsão do crescimento do PIB de 2024 para 3,5%

O Banco Central (BC) alterou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 3,2% para 3,5%, segundo dados do relatório de inflação do quarto trimestre, divulgado nesta quinta-feira (19/12). O banco também revisou a estimativa para 2025.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, um estado ou uma cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, e queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

“Sob a ótica da oferta, a alta na projeção de crescimento do PIB em 2024, de 3,2% para 3,5%, refletiu uma elevação na projeção para o setor de serviços, parcialmente compensada por recuos nas estimativas para a agropecuária e a indústria”, destacou o BC no relatório.

Caso o resultado se concretize, esse será o maior nível de avanço da economia brasileira desde 2021 — ano da pandemia de Covid-19 —, à época o PIB cresceu 4,8%. Nos anos de 2022 e 2023, o indicador cresceu 3% e 3,2%.

Para 2025, a estimativa inicial do BC subiu de 2% para 2,1%.

Segundo a autoridade monetária, essa “ligeira alta na previsão de crescimento do PIB reflete elevação na projeção para a agropecuária e estabilidade nas estimativas para indústria e serviços” no próximo ano.

Vale destacar que o resultado oficial do PIB será divulgado em 7 de março de 2025, após a divulgação do indicador pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PIB cresce no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024 (período de julho, agosto e setembro), frente ao segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE.

A expansão da atividade econômica foi impulsionada pelas altas nos serviços (0,9%) e na indústria (0,6%). Dos grandes setores, apenas a agropecuária recuou (-0,9%), de acordo com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

As estimativas do PIB para 2024

A projeção oficial do governo Lula (PT) é de 3,3% no acumulado do ano. Mas a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda sinalizou que fará revisão na estimativa do PIB de 2024.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assegurou que o crescimento da economia neste ano será de 3,5%. “Nós vamos ter um crescimento este ano de cerca de 3,5% do PIB, com a menor taxa de desemprego da série histórica, com a menor taxa de miséria da taxa histórica, com o menor [número de] nem-nens, da série histórica”, afirmou.

No mês passado, o Banco Central informou que a “prévia do PIB” avançou 0,1% em outubro em comparação ao mês anterior. As informações estão no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Para este ano, o mercado financeiro aposta que o PIB vai avançar 3,42% no acumulado do ano, segundo o relatório Focus mais recente.



Fonte: Metrópoles

RJ: Polícia faz operação contra ataques cibernéticos a empresa de logística

Policiais civis da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) deflagraram, neste domingo (17), a “Operação Fantasma”, voltada à apuração de ataques cibernéticos...

Zelensky diz que negociações de paz devem começar com linhas de frente

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em Bruxelas neste domingo (17) que as atuais linhas de frente na guerra de seu país contra...

Bom visitante, Cruzeiro desafia invencibilidade do Mirassol como mandante

O <a class="Link" title="Cruzeiro " href="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro" rel="noopener" data-mrf-link="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro">Cruzeiro terá pela frente um grande desafio diante do Mirassol nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), pela 20ª rodada da <a...