Brasil vive cenário de “presidencialismo jurisdicional”, avalia Creomar de Souza ao WW

O cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria de análise política Dharma, afirmou que o Brasil vive um cenário complexo em que ele denomina de “presidencialismo jurisdicional”.

A declaração foi durante entrevista ao jornal WW desta segunda-feira (02), ao comentar decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs regras mais rígidas para a ampliação das emendas parlamentares nos próximos anos.

“Existe uma coalizão informal entre o STF e o Poder Executivo para tentar dar gás a um Executivo que não possui maioria no Legislativo. Essa dinâmica é acompanhada por presidências muito fracas, o que contribui para o desequilíbrio entre os poderes”, avalia.

Para Creomar de Souza, o STF está tentando atuar em duas frentes simultaneamente. Por um lado, busca corrigir distorções óbvias, como a falta de transparência nas emendas parlamentares. Por outro, tenta “refrear um crescimento do Legislativo” que, segundo ele, é resultado de uma “disfuncionalidade política” que marca o Brasil há pelo menos uma década.

O cientista político também aponta falhas no processo legislativo e executivo que levaram à atual situação. Segundo Creomar, a consultoria do Congresso, especialmente no Senado, estava ciente de que o projeto das emendas, da forma como foi escrito, seria contestado pelo STF.

“Mesmo assim, o projeto foi aprovado e, posteriormente, sancionado pela presidência da República, aparentemente ignorando os problemas apontados pela Advocacia-Geral da União (AGU)”, pontua.

Creomar ainda avalia que o STF tenta, “com atraso de uma década”, resolver duas variáveis em paralelo. “O que a história mostra é que, normalmente, você não ganha uma guerra em duas frentes. Talvez este seja o dilema”, conclui.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil vive cenário de “presidencialismo jurisdicional”, avalia Creomar de Souza ao WW no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Cha Eun Woo vira alvo de críticas crueis

Conforme já havia sido divulgado, os integrantes do ASTRO se juntaram a outros nomes do kpop para lançar “Memory of the Moon”, música em...

Escândalo de Kim Soo Hyun faz produção da Disney ser paralisada

Desde a morte precoce de Kim Sae Ron, em fevereiro deste ano, aos 24 anos, a vida de Kim Soo Hyun tem se tornado uma...

Após confusão em mercado, ex-panicat é detida pela 3ª vez em menos de um ano

A ex-panicat Ana Paula Leme, de 47 anos, foi detida pela terceira vez em um intervalo de nove meses, após causar confusão em um...