Campos Neto se defende em último dia de BC: “Agi de forma técnica”

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou, nesta quinta-feira (19/12), que sempre agiu de forma técnica durante todo o mandato à frente da autoridade monetária. Ele será substituído, a partir de 1º de janeiro de 2025, pelo atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, indicado por Lula (PT).

“Sempre agi de forma técnica e todos do BC”, disse ele durante entrevista coletiva sobre o relatório de inflação do quarto trimestre, Campos Neto se despediu do banco e desejou sorte ao sucessor na condução da política monetária do país.

“Sempre disse que, desde o começo não acreditava em recondução. Eu também sempre disse que ficaria até o fim do mandato, independente de qualquer tipo de pressão”, declarou.

Ele destacou que sua prioridade sempre for colocar a “institucionalidade do Banco Central acima de interesses pessoais e políticos”. “Acho que as decisões do Copom mostram isso ao longo do tempo”, avaliou.

Despedida e transição com Galípolo

Campos Neto avaliou a transição de mandatos como a “mais bem planejada, independente da polarização política e das críticas”. Galípolo, por sua vez, chamou de “transição entre amigos”.

Segundo ele, dar peso aos diretores facilitou a “passada de bastão” para Galípolo. “Eu vou continuar defendendo e ajudando o Banco Central sempre, de forma clara e transparente, e lutando pela autonomia e pelo aprimoramento do autonomia”.

“Sexta-feira [(20/12)] será meu ultimo dia no BC, na prática, eu entro de recesso. O Gabriel assume como interino até assumir oficialmente no dia 1º de janeiro”, informou.

“Queria enfatizar que a gente vem fazendo uma transição muito suave. Muito baseada no principio da autonomia. E queria desejar ao Gabriel boa sorte, aos diretores e aos funcionários”, finalizou Campos Neto.



Fonte: Metrópoles

PE: Greve do Metrô do Recife mantém paralisação total pelo 3º dia

A greve do Metrô do Recife chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (5), com todas as 37 estações do sistema fechadas e sem previsão...

Oswaldo de Oliveira x Ancelotti: treinador brasileiro fala sobre polêmica

A polêmica entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o italiano Carlo Ancelotti rendeu explicações sobre brasileiro sobre a fala em que afirma não...

TCU deve votar regras de megaleilão em Santos no dia 18

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem analisar no plenário, em sessão extraordinária marcada para o dia 18 de novembro, o...