Caravana de imigrantes avança rumo aos EUA antes da posse de Trump

Uma nova caravana de imigrantes partiu da cidade de Tapachula, na fronteira sul do México, nesta quinta-feira (12) com o objetivo de chegar aos Estados Unidos antes da posse de Donald Trump.

Cerca de 3 mil migrantes de países como Venezuela, Honduras, Haiti e Cuba estão correndo para a fronteira norte do México com o propósito de cruzar para os EUA diante das condições de vida adversas que enfrentam em seus países de origem e temendo medidas mais rigorosas para solicitar asilo.

Trump prometeu deportações em massa e uma vasta repressão à imigração assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro.

Nestor Pina, imigrante venezuelano que caminhava na nova caravana, fez um apelo por empatia a Trump, pedindo que ele “pense com o coração”.

Outros, como o imigrante hondurenho Gilberto Rosales, admitiram nunca ter considerado deixar sua terra natal, mas foram forçados a isso devido às dificuldades econômicas e à situação política nesses países.

Essas viagens em direção aos Estados Unidos muitas vezes representam riscos graves. Muitos deles são extorquidos, espancados, estuprados, forçados a cometer crimes e até mesmo mortos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caravana de imigrantes avança rumo aos EUA antes da posse de Trump no site CNN Brasil.

Corinthians x Inter: árbitro explica expulsão de Bruno Henrique na súmula

A expulsão do volante Bruno Henrique do jogo contra o Corinthians, neste sábado (3), foi motivo de reclamação por parte do Internacional. O jogador...

Ex-galã de “Malhação”, Daniel Erthal vende bebidas em show de Lady Gaga

Daniel Erthal, 43, ex-galã da novela “Malhação”, na TV Globo, apareceu vendendo bebidas nos arredores do show de Lady Gaga, na Praia de Copacabana,...

Sargento da Aeronáutica é assassinado a facadas na Ilha do Governador (RJ)

Um sargento da Aeronáutica, identificado como Alexandre da Costa Piedade, de 53 anos, foi morto a facadas, na Ilha do Governador, zona norte do...