Caravana de imigrantes avança rumo aos EUA antes da posse de Trump

Uma nova caravana de imigrantes partiu da cidade de Tapachula, na fronteira sul do México, nesta quinta-feira (12) com o objetivo de chegar aos Estados Unidos antes da posse de Donald Trump.

Cerca de 3 mil migrantes de países como Venezuela, Honduras, Haiti e Cuba estão correndo para a fronteira norte do México com o propósito de cruzar para os EUA diante das condições de vida adversas que enfrentam em seus países de origem e temendo medidas mais rigorosas para solicitar asilo.

Trump prometeu deportações em massa e uma vasta repressão à imigração assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro.

Nestor Pina, imigrante venezuelano que caminhava na nova caravana, fez um apelo por empatia a Trump, pedindo que ele “pense com o coração”.

Outros, como o imigrante hondurenho Gilberto Rosales, admitiram nunca ter considerado deixar sua terra natal, mas foram forçados a isso devido às dificuldades econômicas e à situação política nesses países.

Essas viagens em direção aos Estados Unidos muitas vezes representam riscos graves. Muitos deles são extorquidos, espancados, estuprados, forçados a cometer crimes e até mesmo mortos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caravana de imigrantes avança rumo aos EUA antes da posse de Trump no site CNN Brasil.

Uso de IA por jovens para tratar saúde mental pode levar à dependência

Especialistas alertam para riscos ao lidar com situações reais de conflito. Conheça os sinais de que a interação deixou de ser saudável Fonte: Metrópoles

Com gol no fim, Corinthians e São Paulo empatam 1° clássico do ano

Bidon marcou aos 89 minutos para empatar o primeiro clássico Majestoso do ano, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista Fonte: Metrópoles

Internacional anuncia a contratação de zagueiro do Corinthians

Corinthians emprestou atleta da seleção equatoriana ao Internacional até o fim da temporada, em dezembro de 2026 Fonte: Metrópoles