Ceia de natal ficou 41% mais cara nos últimos quatro anos, diz pesquisa

A ceia de Natal ficou 41,5% mais cara nos últimos quatro anos, considerando seis itens que compõem a preparação tradicional da mesa, segundo pesquisa da Rico.

As frutas foram os itens que mais pesaram no bolso, avanço de 94,25% no período.

De acordo com a Rico, essa alta pode ser atribuída às condições climáticas adversas que afetam a produção, além do aumento nos preços dos insumos e o crescimento do custo de logística.

As enchentes provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul em maio e abril deste ano impactaram o escoamento de diversos produtos e levantaram o alerta de como eventos climáticos podem pressionar a inflação.

Já em setembro, as frutas ficaram mais caras devido ao calor e estiagem, em meio à seca e queimadas que atingiam diversas regiões do Brasil.

O Índice de Preços da Ceagesp avançou 3,25% em novembro, com um aumento, principalmente das verduras, que subiram 25,56%, e das frutas, com 5,26%.

Ainda, segundo o estudo da Rico, queijo e leite condensado tiveram um aumento de 53,42% e 51,95%, respectivamente, nos últimos quatro anos.

Na outra ponta, o filé mignon foi o que menos subiu, com um avanço de 5,98%.

“Isso pode ser explicado pelo fato de que os preços das proteínas caíram em 2022 e 2023 devido a um aumento da oferta, característico do ciclo econômico da pecuária”, explicou o estudo.

Gladson Camelí e Mailza entregam 450 títulos definitivos de terra em Porto Acre e consolidam gestão como a que mais avançou na regularização fundiária

Fortalecendo a regularização fundiária do estado e instituições religiosas, o governador Gladson Camelí esteve em Porto Acre, na Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto,...

Lula: direita apresenta muitos nomes porque não tem nenhum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não cabe a ele avaliar a força eleitoral do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em...

WSL e NBA vencem categoria de Sustentabilidade no Prêmio “Sou do Esporte”

WSL e NBA foram reconhecidas nesta terça-feira (9) na categoria Sustentabilidade do Prêmio “Sou do Esporte”, realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro....