Ceia saudável: especialistas dão dicas para não exagerar no Natal

Ceia saudável: especialistas dão dicas para não exagerar no Natal

A chegada do Natal também anuncia o momento de reunir a família ao redor de uma mesa repleta de sabores. E, ao contrário do que muitos pensam, é possível preparar uma ceia saudável e deliciosa, sem abrir mão do prazer de celebrar.

Seja qual for o seu objetivo – emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente adotar hábitos mais saudáveis –, uma refeição fora do plano alimentar não comprometerá seus resultados. No entanto, quem já segue um estilo de vida equilibrado pode optar por manter essa rotina, mesmo durante as festas de fim de ano.

“É possível aproveitar esse momento sem exageros. Lembre-se dos resultados que você conquistou ao longo do ano com dieta e treinos. Isso pode ser uma motivação para não perder o foco”, recomenda a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian.

A médica nutróloga Andrea Pereira, do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, destaca a importância do equilíbrio neste momento.

Dessa forma, é possível evitar excessos que acabam agravando doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão. “Uma boa alternativa para esses casos é tentar experimentar um pouco de tudo, sem repetições e exageros”, afirma a especialista.

As especialistas trazem dicas simples que vão te ajudar a ter uma ceia saudável no Natal e não exagerar na comilança. Confira:

Como ter uma ceia de Natal mais saudável

  1. Normalmente, a ceia acontece somente no fim da noite. Por isso, evite ficar sem comer durante o dia. Assim, enquanto o jantar ainda não estiver pronto, você não terá tanta fome e vai conseguir resistir mais aos aperitivos calóricos;
  2. Não exagere no sal e no açúcar. Aliás, nunca adicione sal às preparações já feitas;
  3. Incentive a família a cozinhar em casa e evitar produtos industrializados e ultraprocessados.

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles