Churrasco virou luxo: por que carne está tão cara nos últimos meses?

Um dos itens mais consumidos pelos brasileiros, a carne ficou mais cara em novembro, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira (10/12).

O preço da proteína aumentou pelo quarto mês consecutivo. No acumulado dos 12 meses, as carnes registraram alta de 15,43%. Anteriormente, a inflação da proteína estava em queda por um ano e meio, mas voltou a subir em agosto de 2024.

Na variação nos últimos 12 meses até novembro, os cortes que tiveram maior elevação dos preços foram: patinho (19,63%), acém (18,33%), carne de porco (17,16%) e peito (17%). As menores foram fígado (-3,62%) e carne de carneiro (2,25%).

De acordo com o IBGE, esse aumento no valor das carnes pode ser explicado pelos seguintes fatores:

  • Clima seco e forte estiagem, que contribuíram para a diminuição da oferta;
  • Menor quantidade de animais abatidos, devido ao clima seco; e
  • Elevado número de exportações da proteína.

O preço das carnes em novembro

O IPCA mostra avanço de 0,39% nos preços do mês passado — o que representa um recuo de 0,17 ponto percentual em comparação a outubro (0,56%). O resultado da inflação de novembro foi puxado, principalmente, pela alta no grupo Alimentação e Bebidas (1,55%), com destaque para o aumento dos preços das carnes (8,02%).

“A alta dos alimentícios foi influenciada, principalmente, pelas carnes, que subiram mais de 8% em novembro. A menor oferta de animais para abate e o maior volume de exportações reduziram a oferta do produto”, ressaltou o gerente do IPCA, André Almeida.

O destaque vai para os seguintes cortes: alcatra (9,31%); coxão mole (8,57%); contrafilé (7,83%); e costela (7,83%).



Fonte: Metrópoles

Diabetes repentina após os 50 anos pode sinalizar câncer de pâncreas

O aparecimento repentino de diabetes em pessoas com 50 anos ou mais pode ser mais do que um simples quadro recente da doença. Uma...

Estudo revela se trabalhar em casa faz bem para a saúde mental

A popularização do trabalho remoto reacendeu entre cientistas australianos da Universidade de Melbourne uma pergunta essencial: afinal, trabalhar em casa faz bem para a...

Confira os 12 clubes participantes da 1ª edição da Copa Sul-Sudeste

Com o fim da Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Sudeste já definiu os clubes participantes do torneio. A primeira edição acontecerá em...