Ciclone Chido deixa pelo menos 34 mortos em Moçambique

Pelo menos 34 pessoas morreram na passagem do ciclone Chido por Moçambique desde domingo (15), quando o fenômeno atingiu a região. A informação foi confirmada pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) na terça-feira (17), citando dados da agência de desastres do país do sul da África.

A pequena ilha francesa de Mayotte sofreu o impacto da tempestade, e acredita-se que centenas ou até milhares de pessoas morreram lá antes que o ciclone atingisse Moçambique, na costa leste da África Meridional.

“Até 17 de dezembro de 2024, estima-se que um total de 174.158 pessoas tenham sido afetadas, com 34 mortos e 319 feridos”, disse o OCHA em um comunicado, citando o instituto de desastres naturais de Moçambique.

Chido foi a tempestade mais forte a atingir Mayotte em mais de 90 anos, disse o serviço meteorológico francês Meteo France.

O ciclone devastou grandes partes do arquipélago no leste da África no fim de semana com ventos de mais de 200 km/h, destruindo casas nas encostas e causando cortes de telefones, energia e água potável.

Eventos climáticos extremos se tornaram mais comuns ao redor do globo, por conta das mudanças climáticas. Nações mais pobres frequentemente dizem que estão arcando com o peso da crise ambiental, apesar de historicamente emitirem muito menos CO2 do que países mais ricos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ciclone Chido deixa pelo menos 34 mortos em Moçambique no site CNN Brasil.

Jade Picon recebe “cantada” de Léo Foguete; veja reação

O cantor Léo Foguete, 21, surpreendeu a internet ao dedicar uma música a Jade Picon, 24, no último sábado (6), durante participação no “Altas...

Hamas deve se desarmar para que haja paz em Gaza, afirma Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (7) que o Hamas deve se desarmar e abrir mão do controle de Gaza. A fala...

Fórmula 1: veja em qual posição Gabriel Bortoleto terminou o campeonato

Gabriel Bortoleto concluiu sua temporada de estreia na Fórmula 1 com a 19ª colocação no Mundial de Pilotos. O brasileiro da Sauber disputou o último GP do ano...