Comissão do Senado aprova projeto que incentiva transição energética

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei (PL) que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). O colegiado também aprovou um requerimento de urgência para que o texto seja analisado pelo plenário da Casa.

O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento sustentável e promover a geração e o uso eficiente de energia de baixo carbono.

A iniciativa valerá para projetos de desenvolvimento de tecnologia e produção de combustíveis que reduzam a emissão de gases do efeito estufa, como etanol, bioquerosene de aviação, biodiesel e outros.

Além disso, o programa contemplará ações de expansão e modernização de geração e transmissão de energia solar, eólica, nuclear, de biomassa, de gás natural, de biogás e biometano, entre outras ações de transição energética.

As empresas que aderirem ao programa poderão receber recursos do Fundo de Garantia para o Desenvolvimento Sustentável, chamado de Fundo Verde. O fundo será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa será composta por créditos com pedido aprovado pela Receita Federal. Pelo projeto, fica reduzida a zero a alíquota do Imposto sobre Importação (II), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do PIS/PASEP e do Cofins.

A isenção valerá para a importação ou aquisição no mercado interno de insumos, de bens, partes, peças e produtos intermediários para a fabricação de caminhões, ônibus, tratores e escavadeiras movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) ou Gás Natural Veicular (GNV), durante o período de dez anos.

Fundo sobre Mudança do Clima

O relator da proposta no Senado foi Laércio Oliveira (PP-SE), que apresentou um substitutivo. No texto, o congressista incluiu a possibilidade de que projetos enquadrados no Paten sejam elegíveis para o recebimento de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

Além disso, as empresas que se enquadrarem nas regras poderão negociar dívidas com a União por meio da transação condicionada ao investimento em desenvolvimento sustentável.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissão do Senado aprova projeto que incentiva transição energética no site CNN Brasil.

Prisão domiciliar para Jair Bolsonaro fica mais distante

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou pela terceira vez o pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro...

PL quer Flávio Bolsonaro mais acessível em 2026

O PL (Partido Liberal) tem trabalhado para que Flávio Bolsonaro, atual senador e pré-candidato à Presidência da República para 2026, adote uma postura mais...

Especialista: Aumento do salário mínimo não é problema, é o que se deriva

O novo salário mínimo de R$ 1.621, que passou a valer em 1º de janeiro, representa um avanço para os trabalhadores brasileiros, mas pode...