A caminhada é uma atividade acessível e pode ser feita em diversos lugares, como parques, avenidas ou ruas do bairro. Mas, para os iniciantes, fica a dúvida: existe uma maneira certa de caminhar?
O especialista de treinamento de corrida da Cia Athletica Bruno Freitas compartilha algumas dicas fundamentais. Confira:
Saiba como praticar a caminhada corretamente
1 – Respeite o seu limite
De acordo com o especialista, é importante caminhar em um ritmo que acelere a frequência cardíaca e desafie o corpo. “Caminhe com uma velocidade maior do que a habitual, de forma que sinta seu corpo sendo exigido. As pernas devem se mover mais rapidamente, o pulmão trabalhar mais intensamente e os braços acompanhar com movimentos vigorosos”, orienta.
Se sentir cansaço no meio do treino, não precisa se preocupar. Ajustes simples podem ajudar você a continuar. “Caso sinta cansaço por não estar acostumado, diminua o ritmo por 1 ou 2 minutos e, em seguida, volte para uma velocidade mais forte. Outra opção é começar em um ritmo mais tranquilo e intercalar entre velocidades a cada 2 minutos. Assim, seu corpo se adapta melhor ao esforço”, sugere Bruno.
2 – Roupa adequada
A indicação é por roupas leves com proteção UV e contra o sol e, principalmente, o tênis que ofereça conforto no seu percurso. “Sobre o calçado, opte pelos confortáveis, que não incomodem seu pé, ainda mais se a caminhada for mais longa. Caso esteja com sobrepeso, use os tênis com um bom nível de amortecimento, assim evita dores e protege as articulações”, explica o profissional.
3 – Horário
Evitar temperaturas elevadas é fundamental para um treino mais eficiente e agradável.
“Isso fadiga mais rápido e suga a energia. O início da manhã é uma ótima pedida. Você já começa o dia com a sensação de dever cumprido e evita falhas por outros compromissos. No final da tarde, também é uma boa opção, ainda mais se você se sente melhor treinando nessa hora do dia”, diz.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles