Como será a cerimônia de posse do prefeito do Rio de Janeiro?

A posse do prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal da cidade.

No mesmo dia, também serão empossados o vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere (PSD), e os 51 vereadores que estarão na nova legislatura.

A cerimônia terá início com a posse dos vereadores, sendo conduzida pelo parlamentar mais votado, neste caso, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Depois, a sessão é suspensa para que eleição para a Mesa Diretora da Câmara seja realizada.

Na sequência, o novo presidente da Câmara — que será eleito no dia — dará posse ao prefeito.

É estimado que a solenidade dure entre aproximadamente duas horas.

Eduardo Paes, que venceu as eleições com 60,47% dos votos válidos, foi diplomado nesta quarta-feira (18), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A diplomação é um ato em que a Justiça Eleitoral oficializa que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto para tomar posse no cargo em 2025.

Prefeito entre 2009, 2016 e 2020, Paes entra em seu quarto mandato e ficará no comando da capital até o final de 2028.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Eleições 2024: MDB e PSD governam as maiores populações entre capitais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como será a cerimônia de posse do prefeito do Rio de Janeiro? no site CNN Brasil.

Minerais críticos: governo e Congresso defendem licenciamento agilizado

Um licenciamento ambiental mais ágil para projetos “estratégicos” de minerais críticos, com apoio do Executivo ao longo do processo de licenciamento, é consenso entre...

Fastback Abarth 2026: confira preço, motor, equipamentos e ficha técnica

O Fastback Abarth 2026 é a opção mais esportiva da linha Fastback, mantendo a proposta de combinar desempenho elevado com características práticas de um...

Novos acordos deixam um terço do comércio brasileiro com tarifas reduzidas

A entrada em vigência de três novos acordos de livre comércio – Mercosul-União Europeia, Mercosul-EFTA e Mercosul-Cingapura – vai deixar quase um terço do...