Coreia do Sul: EUA dizem que não foram notificados com antecedência sobre Lei Marcial

Os Estados Unidos não receberam aviso prévio da declaração de Lei Marcial do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse um porta-voz da Casa Branca nesta terça-feira (3).

O porta-voz também ressaltou que o governo dos EUA está seriamente preocupado com os acontecimentos no país.

A administração do presidente Joe Biden está em contato com o governo sul-coreano e monitorando a situação de perto, ainda segundo a autoridade.

Biden não responde pergunta sobre Coreia

Biden se recusou a falar sobre a declaração de Lei Marcial na Coreia do Sul, dizendo que ele ainda não foi totalmente informado sobre o caso.

“Estou sendo informado sobre isso”, Biden disse a repórteres quando questionado sobre a Coreia do Sul.

O presidente americano está na Angola e fez o breve comentário após fazer um discurso no Museu Nacional da Escravidão.

Philip Goldberg, embaixador dos EUA na Coreia do Sul, ressaltou que a representação diplomática e o Departamento de Estado americano “estão acompanhando de perto a recente declaração de lei marcial do Presidente Yoon”.

Goldberg encorajou as pessoas a “monitorar fontes de notícias locais para atualizações conforme a situação progride” e a se inscreverem para receber alertas do Departamento de Estado.

Cerca de 28.500 soldados norte-americanos estão estacionados na Coreia do Sul. Um porta-voz do comando militar dos EUA não respondeu a várias ligações telefônicas.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul: EUA dizem que não foram notificados com antecedência sobre Lei Marcial no site CNN Brasil.

Anistia é jogo de cena para Centrão se consolidar em 2026, diz especialista

A discussão sobre a anistia no cenário político brasileiro revela-se como uma possível estratégia eleitoral com foco em 2026, segundo análise do cientista político...

“De guê?” e “calabreso”: memes do “BBB24” se reúnem em “A Fazenda”

“A Fazenda 17” mal começou e já conta com a presença de dois personagens ligados a memes que viralizaram no “BBB24”: o ex-BBB Nizam...

Três Poderes são independentes, Lula não pode interferir, diz Vieira à CNN

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, nesta segunda-feira (15), em entrevista à CNN em Espanhol, que os Três Poderes no país são...