Dois suspeitos de envolvimento no assassinato de turista em Jericoacoara são detidos

Dois suspeitos de envolvimento no assassinato de turista em Jericoacoara são detidos

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã desta segunda-feira (23) pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), suspeito de envolvimento no homicídio do turista paulista Henrique Marques, em Jericoacoara. O jovem foi localizado no bairro Barroso, em Fortaleza, durante uma operação conjunta das equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJ-Norte), do Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Além da apreensão do adolescente, a PCCE cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 36 anos, já custodiado em uma unidade prisional no Maranhão. Segundo a polícia, o suspeito, que possui uma vasta ficha criminal, com passagens por homicídios, tráfico de drogas e outros crimes, seria o mandante do crime.

O adolescente e o homem são suspeitos de serem integrantes de um grupo criminoso de origem carioca, sendo o homem de 36 anos chefe da facção no município de Jijoca de Jericoacoara.

O adolescente apreendido, que já responde por atos infracionais análogos a tráfico de drogas e receptação, foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e está à disposição do Poder Judiciário. Já o suposto mandante do crime permanece sob custódia, à disposição da Justiça.

Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou à CNN que todos os suspeitos de sequestrar e assassinar o jovem turista de São Paulo, Henrique Marques de Jesus, foram identificados. No entanto, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas pelas autoridades. Agora, segundo a pasta, a expectativa é de que todos sejam presos até o fim desta semana.

Relembre o caso

Henrique Marques, de 16 anos, natural de Bertioga (SP), foi espancado até a morte e seu corpo foi jogado em uma lagoa, conforme apontaram as investigações e a Perícia Forense. O jovem estava em viagem de férias com a família em Jijoca de Jericoacoara quando foi abordado por, pelo menos, oito homens na madrugada da última terça-feira (17).

O adolescente foi levado à força enquanto se dirigia à pousada onde estava hospedado, após um celular descarregar enquanto estava em uma barraca de praia com o pai, Danilo Martins de Jesus. Ele teria voltado para a pousada para pegar um carregador. As imagens de câmeras de segurança mostram o momento do sequestro, quando o adolescente é cercado pelos suspeitos e levado.

A morte de Henrique foi confirmada por familiares na quarta-feira (18), após o corpo ser encontrado em uma lagoa de Jericoacoara.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dois suspeitos de envolvimento no assassinato de turista em Jericoacoara são detidos no site CNN Brasil.