É razoável desconsiderar, diz especialista ao WW sobre cotação do dólar no Google

É razoável desconsiderar, diz especialista ao WW sobre cotação do dólar no Google

O Google exibiu, durante boa parte desta quarta-feira de Natal (25), a cotação errada do dólar.

José Faria Júnior, CEO da Wagner Investimentos, explicou durante o WW que a situação é atípica devido ao feriado. “Hoje é um dia em que os mercados de fato estão fechados. O mercado brasileiro só vai abrir amanhã (quinta-feira, 26) às 9h”, afirmou o especialista.

Apesar de o Google mostrar o dólar com uma cotação de cerca de R$ 6,40, não houve transações com a moeda neste valor nesta quarta-feira.

Os negócios envolvendo o câmbio no Brasil seguem a taxa Ptax — referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior —, divulgada diariamente pelo Banco Central (BC).

“Com a falta de liquidez, com a falta de negócios (…), eu acho que o mais razoável é até desconsiderar (a cotação)”, disse José Faria Júnior.

A exibição pelo Google da cotação do dólar próximo de R$ 6,40 levou a Advocacia Geral da União (AGU) a solicitar esclarecimentos ao Banco Central, enquanto o Google removeu temporariamente a cotação de sua plataforma.

A expectativa é de que, com a reabertura dos mercados, a cotação volte a refletir valores mais próximos ao fechamento da segunda-feira anterior.

O Google informou que utiliza dados de plataformas externas para suas cotações, e a falta de negociações regulares no mercado pode ter levado à exibição de valores não representativos da realidade do câmbio.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em É razoável desconsiderar, diz especialista ao WW sobre cotação do dólar no Google no site CNN Brasil.