Em 20 anos, dobra número de brasileiros em casas com máquina de lavar

Desde os anos 2000, o número de brasileiros que vivem em casas com máquinas de lavar roupa mais do que dobrou no Brasil. Os dados são do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12/12).

A presença do eletrodoméstico nas casas do país expandiu nos últimos 22 anos. Hoje, a proporção de moradores com lavadora de roupa nos domicílios é de 68,1%. Nas edições anteriores, esse percentual era de 46,9% (em 2010) e de 31,8% (em 2000).

Segundo o IBGE, o crescimento da quantidade de máquinas de lavar em imóveis está presente em todas as Grandes Regiões. A maior variação é do Centro-Oeste, onde o número passou de 26,7% para 79,2%.

A região com menor proporção é a Nordeste, com 37,1%, enquanto a maior é o Sul (89,8%).

Entre as Unidades da Federação (UF), o destaque positivo vai para Santa Catarina (94,2%). Do outro lado da balança, está o Maranhão, com apenas 27% da população morando em casas com lavadora de roupa.

O IBGE destaca que o estado nordestino tinha um percentual de presença de máquina de lavar roupa inferior à média nacional registrada 22 anos antes, em 2000 (31,8%).

Em 212 dos dos 5.570 municípios brasileiros, a proporção de imóveis que têm o eletrodoméstico ultrapassa 95% da população. Desses, 206 estão na Região Sul. Por outro lado, em 160 cidades, menos de 10% da população residia em domicílios com máquina de lavar roupa. Desses, 152 municípios estavam localizados no Nordeste.

O município de São Caetano do Sul, em São Paulo, tem a maior proporção (97,6%) entre todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Nesse conjunto de municípios, o menor número (17,8%) é de Codó, no Maranhão.



Fonte: Metrópoles

Terremoto de magnitude 5,8 atinge a costa norte do Peru

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a região próxima à costa norte do Peru neste sábado (27), informou o Centro Alemão de Pesquisa em...

Cientista cria cerveja que funciona como vacina e gera debate ético

O cientista e virologista Chris Buck, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, está causando controvérsia na área da ciência ao criar...

Temporal deixa ao menos 60 casas destelhadas em Encruzilhada do Sul (RS)

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, neste sábado (27), causou estragos no município de Encruzilhada do Sul, na região do Vale...